Instituto de Psicologia retorna ao Cineclube

Para comemorar o retorno do Cineclube IP, do Instituto de Psicologia da UFRJ, será exibido o curta-metragem irlandês “Film”, escrito por Samuel Beckett e dirigido por Alan Schneider.

Beckett, escritor e dramaturgo irlandês, produziu diversas peças para teatro, rádio, televisão e novelas, além de livros de contos e poesias. Sua única obra para o cinema, no entanto, é o curta “Film”, de 1965. O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1969 teve seus trabalhos traduzidos em mais de 30 línguas, destacando-se pela imensa riqueza metafórica que confinava a eles, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo, uma forma do teatro moderno que, a partir de elementos chocantes do ilógico na criação do enredo, das personagens e do diálogo, visa reproduzir o desatino e a falta de soluções em que estão imersos o homem e sociedade.

Após a apresentação, acontece um bate-papo sobre o curta, seguido de um debate para definir os caminhos do retorno do Cineclube e os próximos filmes da programação.

A sessão acontece dia 27 de setembro, às 17h30, na sala 2 do Instituto de Psicologia. O IP fica à Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha.