UFRJ comemora 100 anos de Caio Prado Júnior

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em conjunto com o Laboratório de Estudos Marxistas José Ricardo Tauile (LEMA), o laboratório de Economia Política da Saúde (LEPS) e o Instituto de Economia, promoverá o evento “100 anos de Caio Prado Jr.”, em comemoração ao centenário de nascimento do historiador paulista que se notabilizou ao longo de sua trajetória intelectual e política como um dos maiores intérpretes do Brasil.

O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, no salão Pedro Calmon, localizado no Palácio Universitário da UFRJ (Campus Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250, 2º andar, Urca).

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. Não será preciso fazer inscrição.

Na programação constam mesas de debate sobre a vida e obra do autor, a formação sócio-econômica do Brasil, o pensamento político e a historiografia nacionais e a questão agrária. Nomes de peso da universidade brasileira, como Aloísio Teixeira (Reitor da UFRJ), Francisco de Oliveira (FFCH/USP), Plinio de Arruda Sampaio Jr. (IE/UNICAMP), Bernardo Ricupero (FFLHC/USP), Gildo Marçal Brandão (FFLHC/USP), José Paulo Netto (ESS/UFRJ), Paulo Teixeira Iumatti (IEB/USP), Marcio Henrique de Castro (BNDES) e Rubem Murilo Leão Rego (IFCH/UNICAMP) já confirmaram presença.

Para mais informações, contactar os seguintes membros da comissão organizadora:

Profª Maria Malta (Instituto de Economia/UFRJ)
mariammalta@yahoo.com.br

Rodrigo Castelo Branco (Membro do Laboratório de Estudos Marxistas – LEMA)
rodrigo.castelo@gmail.com
(21) 8870-1917

Confira a programação:

8 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA)

Mesa de abertura: A presença de Caio Prado Junior: a vida, a política e a obra
Palestrantes: Aloísio Teixeira (Reitor da UFRJ) e Francisco de Oliveira (FFCH/USP)

Almoço

Mesa 2: Capitalismo e formação social brasileira