Urologia e Neurologia: um diálogo positivo para o paciente

O doutor Francisco Ricardo Coutinho, urologista do Hospital Souza Aguiar, ministrou palestra, nesta quinta-feira (20), sobre as manifestações urológicas das doenças neurológicas, no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC). A visita do médico urologista ao Instituto serviu para apresentar como as duas áreas médicas se dialogam e como esta ligação pode ser favorável aos doentes.

Segundo o médico, a maior causa morte de pacientes com problemas neurológicos, como os que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) ou traumatismo craniano, são as complicações urológicas. “Quando uma pessoa sofre uma lesão na medula, o que mais a incomoda, no início, é não poder andar. Depois que esse incomodo é amenizado, ela passa a se incomodar com o fato de não poder urinar, não ter uma vida sexual plena”, contou doutor Franciso Ricardo.

Dentro da urologia, há a uroneurologia, especialização do doutor Francisco Ricardo e campo da medicina responsável pelo tratamento das manifestações urológicas causadas por doenças neurológicas. Os pacientes “cadeirantes”, em sua maioria, são homens jovens. O uroneurologista vai readquirir o controle urinário e recuperar a ereção destas pessoas, que vai gerar a alteração positiva da qualidade de vida deles.

– Gostei muito de vir aqui no INDC estreitar o diálogo entre urologia e neurologia. Às vezes o paciente fica perdido no tratamento neurológico, podendo melhorar seus problemas urológicos e vice-versa -, comentou o médico.