Categorias
Memória

UFRJ homenageia Chile

 Foto: Fábio Portugal
  
Coro de Câmara Coldeco, coral amador chileno 

O Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FCC/UFRJ) promoveu o Programa Oriente Ocidente dia 18 de setembro. Desta vez, a homenagem foi ao Chile, na comemoração da data de independência do país. Entre os convidados, estavam representantes do corpo consular chileno e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A celebração começou na Capela São Pedro de Alcântara da UFRJ, com as palavras de Jeovah Arruda Câmara, assessor para cooperação internacional do FCC, elogiando a beleza das terras e da cultura chilena em um discurso que terminou com a expressão empolgada de “Viva o Chile!”, bastante aplaudida pela platéia. Em seguida, foi chamado ao microfone Horacio de Valle, cônsul geral do Chile, que agradeceu a homenagem e reforçou a importante parceria entre o país andino e o Brasil.

O evento prosseguiu com a entrada do Coro de Câmara Coldeco, coral amador chileno de grande sucesso, criado em 1972. Como regente, Maurício Cortés López, diretor do grupo que vem aprofundando seus estudos em Direção Coral e Orquestral. A apresentação foi iniciada com os hinos nacionais do Brasil e do Chile e continuou com mais 14 canções, entre elas, “Dindirin dindiri”— composição anônima espanhola —, “Now is the month of Maying” — de Thomas Morley —, “Hallazgo” — texto de Gabriela Mistral e música de Alfonso Letelier —, finalizando com “La naranja nació verde” — com a versão do coral por Alejandro Pino.

Para completar as comemorações na UFRJ pelo aniversário de independência do Chile, foram exibidos slides de fotografias do país no Salão Dourado, enquanto o Salão Vermelho prosseguia com o coquetel para os convidados, com vinhos chilenos e algumas comidas típicas.