Categorias
Memória

Jana Sanskriti e o Teatro do Oprimido

O Curso de Direção Teatral da ECO convida todos que se preocupam com as lutas populares a assistirem ao filme “Jana Sanskriti, um teatro em campanha” da diretora Jeanne Dosse (França, 2005), no dia 21 de setembro (sexta), às 15 h no Auditório da CPM.

Eles estiveram no Brasil em 1993. Fizeram uma das apresentações mais bonitas do VII Festival Internacional de Teatro do Oprimido no Rio de Janeiro. Jana Sanskriti ou "a cultura do povo" é um movimento de teatro que envolve atualmente mais de 1000 camponeses em 10 estados da Índia. Criado há mais de 20 anos em Bengala Ocidental, seus integrantes começaram fazendo teatro de agitação e propaganda (agit- prop), aderindo, mais tarde, ao teatro-imagem e ao teatro-fórum, modalidades do teatro do oprimido criado pelo diretor brasileiro Augusto Boal e hoje praticado em inúmeros países. Os atores-camponeses do Jana Sanskriti colhem material para seus espetáculos nas suas próprias experiências e nas vidas das populações das aldeias onde atuam.

Ao final da apresentação (de 52 minutos)  haverá um debate com Geo Brito, membro do Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e que participou dessa experiência na Índia e com Augusto Boal (presença confirmada).

Sinopse:

Mais de mil camponeses indianos decidiram não tolerar mais os problemas da sociedade indiana : o patriarcado, a corrupção e, pior ainda, a indiferença. Para esta luta, eles escolheram um instrumento inesperado : o Teatro do Oprimido.

Através de depoimentos corajosos e de trechos de suas pecas de teatro-forum, os membros do Jana Sanskriti (a cultura do povo) nos revelam uma Índia solidária. O tema principal tratado no filme é a condição das mulheres, antes, durante e depois do casamento. Esta trupe, situada no Bengal Occidental faz parte de um movimento presente em dez estados da Índia.

O documentário nos mostra pouco a pouco a maneira que encontraram os ativistas indianos do Jana Sanskriti de usar o teatro-forum, nos vilarejos ao redor de Calcutá como meio de luta contra, entre outros temas, a condição das mulheres neste pais.

Prêmios em 2006 e 2007: 

– Prêmio do público do melhor media estrangeiro Mostra de São Paulo

– Prêmio do Jury Semaine du Cinéma Méditerranéen de Lunel

SELECIONADO

– Festival do Rio

– Mostra Internacional do Filme Etnográfico Rio de Janeiro

– Festival El Ojo Cojo, Madri

– International 1001 Documentary Film Festival, Istamboul

– Aux Ecrans du Réel, Le Mans 

– 4eme Festival du Film Panafricain, Cannes

Entrada franca