Jesus no Mundo Maravilha e outras histórias da polícia brasileira

No dia 20 de setembro a Escola de Comunicação da UFRJ exibe a pré-estréia universitária do documentário "Jesus no Mundo Maravilha", do diretor Newton Cannito, sobre a Polícia Militar Paulista.

O filme conta, a partir de depoimentos e confissões, a história dos ex-policiais militares Jesus, Lúcio e Pereira, que trabalham num parque de diversões do Mundo Maravilha depois que eles foram exonerados da corporação. Em clima onírico eles revelam seus valores, seus sonhos e seus crimes, enquanto, em paralelo, mostra-se o sofrimento das famílias de vítimas dos policiais.

Newton Cannito é autor do livro “Manual de Roteiro”, publicado pela editora Conrad e, ao lado de Manoel Rangel e Alfredo Manevy, editor da revista de cinema e audiovisual Sinopse, editada pela Universidade de São Paulo. Cannito ocupa também os cargos de diretor do Instituto de Estudos de Televisão (www.ietv.org.br) e de curador do Festival Internacional de Televisão.  Atua como diretor, à frente de trabalhos como “Violência S.A”, que aborda o mercado de segurança privada, e como roteirista em obras como a parceria com Sergio Bianchi em “Quanto Vale ou é por Quilo?”, filme no qual exercitou a ironia machadiana que tem desenvolvido em seu trabalho. O conhecimento dos temas sociais permitiu ainda a Cannito escrever vários episódios da série de Televisão “Cidade dos Homens”.

A exibição do filme será às 14h no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM / ECO), seguida de um debate sobre o filme com o diretor Newton Cannito. A CPM fica à Avenida Pasteur, nº250, campus UFRJ da Praia Vermelha. Para mais informações, acesse www.jesusnomundomaravilha.blogspot.com.br