Filosofia para crianças

O curso de extensão Educação e a Sociedade Brasileira Contemporânea concluiu mais uma etapa, na última terça-feira (18), com a realização do módulo Filosofia para Crianças. Em parceria com o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), a Faculdade de Educação da UFRJ (FE) reuniu os professores Walter Kohan da UERJ, Silvio Gallo da Unicamp e Susana de Castro Amaral da FE para discutirem a importância do ensino da filosofia nas escolas.

Os três professores concordam que a filosofia deve ser introduzida na vida escolar das pessoas, desde as séries mais básicas. Para Walter Kohan, é na educação básica que as crianças devem começar a ser estimuladas a exercitar o pensamento conceitual. “O ensino da filosofia é estímulo. Ensinar conceitos de outros filósofos é ensinar história da filosofia”, comentou Walter, que acredita que o certo é incitar os alunos a criarem seus próprios conceitos ou, pelo menos, vivenciarem o pensamento crítico.

Normalmente encontrada nas grades curriculares de cursos de graduação, a filosofia hoje é fortemente defendida como cadeira obrigatória no período escolar, seja no ensino médio, fundamental ou básico. Muito se tem discutido sobre implementá-la no vestibular.  “Correntes de diversos campos do saber defendem que as pessoas devem entrar em contato com a disciplina desde crianças. Quanto mais cedo isto acontecer, mais aptas estarão a desenvolver o pensamento crítico.

O curso de extensão Educação e a Sociedade Brasileira Contemporânea ainda terá mais seis módulos multidisciplinares, todos pretendem discutir o lugar da educação na sociedade brasileira contemporânea. As aulas são ministradas todas às terças-feiras, de 14 às 16 horas, no Salão Moniz Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, localizado na Avenida Pasteur, 250/2° andar – Praia Vermelha.

Na próxima terça-feira (25), Arte Cinematográfica e Educação será o tema em discussão. Os doutores Hernani Heffner da Cinemateca do Museu de Arte Moderna, Adriana Fresquet e Elizabeth Luiz Soares, ambas da Faculdade de Educação, serão os palestrantes.