Semana de Meteorologia na UFRJ

O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/UFRJ), do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) inaugurou hoje, dia 17, a Semana de Meteorologia da UFRJ – 2007: Meteorologia aliada ao meio ambiente.

Organizado pelo Departamento de Meteorologia, o evento oferece para toda a sociedade a definição e as responsabilidades que cabem a esta área. Em um momento de grande preocupação com a situação atmosférica e com o futuro do clima no planeta, as discussões ambientais ganham peso.

Na abertura, estiveram presentes professores da UFRJ, Ângela Rocha dos Santos, decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, e Maria Gertrudes da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), que lembrou a importância do CCMN quanto às atividades no Brasil:

“Foi exatamente nesta sala (Salão Nobre da Decania do CCMN) que aconteceu a Primeira Semana da Meteorologia, por volta de 1976. Desta reunião saiu um núcleo que se transformaria nos congressos. Podemos dizer que, nessa sala, foi ressuscitada a Sociedade Brasileira de Meteorologia, que comemora 50 anos no próximo ano”.

Após a abertura oficial da Semana, Carlos Minc, Secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre o tema “Estrutura Política e Social Ligada ao Meio Ambiente”. Ele ressaltou algumas conquistas da Secretaria, como o Programa de Remediação dos Lixões e Captura do Metano, Programa de Biodiesel, entre outros, avaliando que eles seriam inviáveis sem a participação direta da universidade.

“A parceria com a universidade é fundamental para a formulação e execução das políticas. Tudo isso só tem sentido acompanhado de forte participação da Academia e de programas de educação ambiental”, afirma Minc.

O evento se estende até o dia 20 de setembro, com mesas redondas, mini-cursos, debates e com apresentações dos cursos de graduação de Meteorologia da UFRJ aos alunos recém-chegados e a todos os participantes.

As atividades acontecem no Departamento de Meteorologia da UFRJ, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Avenida Athos da Silveira Ramos, Cidade Universitária – de 9 às 16 horas.