Letras Clássicas e Filosofia promovem conferências na UFRJ

Os Programas de Pós-graduação em Letras Clássicas e em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – em parceria com o Programa de Altos Estudos em Representações da Antigüidade (Proaera) e o laboratório Ousia, de Estudos em Filosofia Clássica – promovem duas conferências com o professor Doutor Anderson Zalewski Vargas, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A primeira, de título “A retórica do combate”, trata das relações entre mito e razão no decorrer da história e acontece dia 18 de setembro, às 16h, na sala Celso Lemos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCS) da UFRJ. O IFCS tem lugar no Largo de São Francisco, Centro do Rio de Janeiro.

Em seguida, dia 19 de setembro, às 11h, na sala F-329,o professor ministra outra conferência, intitulada “Ciência. Mito. Cegueira”, na Faculdade de Letras da UFRJ, localizada na Ilha da Cidade Universitária (Fundão). O professor fala, entre outros assuntos, sobre as especificidades da condição humana, capazes de afetar a razão.

Zalewski também oferece aos pós-graduandos de Letras Neolatinas da UFRJ o seminário “A crítica pós-estruturalista do mito e da mitologia: Paul Veyne, Marcel Detienne e Claude Calame”, que integra o curso de Doutorado “O mito e a escrita do passado: abordagens teórico-críticas”. Tal evento também ocorre dia 19, às 13h30, na Faculdade de Letras, sala H-306.