">O colóquio ECOS da Ciência inaugura, hoje (17/09), seu ciclo de palestras com o tema “Panorama da Divulgação Científica”. O convidado é Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da UFRJ e diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de C&T.

Começa o ECOS da Ciência

O colóquio ECOS da Ciência inaugura, hoje    (17/09), seu ciclo de palestras com o tema “Panorama da Divulgação Científica”. O convidado é Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da UFRJ e diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de C&T.

O evento, realizado pelo Setor de Extensão da Escola de Comunicação (ECO) em colaboração com a Casa da Ciência (ambas da UFRJ), é uma iniciativa pioneira na universidade. O objetivo é pautar temas contemporâneos e divulgar a produção científica, levando para a ECO profissionais nas áreas de comunicação e cultura.

O TJ.UFRJ, telejornal on-line da ECO, produzido pelos estudantes da graduação, fará a transmissão do evento ao vivo no site www.tj.ufrj.br, no horário das 14h às 16h30.

ECOS da Ciência acontecerá sempre às segundas-feiras, até o dia 10 de dezembro, a partir das 14h, no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) da ECO, que se localiza na Avenida Pasteur, nº 250, fundos, no Campus da Praia Vermelha.

As inscrições devem ser feitas no site www.eco.ufrj.br. Serão oferecidos certificados aos participantes com mais de 80% de freqüência. Mais informações pelos telefones 3873-5066 ou 2295-9449.

Confira a programação completa do evento:

17 de setembro – Panorama de Divulgação Científica
Ildeu Castro Moreira – Inst. De Física da UFRJ / MCT

24 de setembro – A Ciência explicada aos pedestres: a comunicação da ciência para o entendimento público
Luiz Alberto Oliveira – CBPF / MCT

1 de outubro – Ciência como mito: a ciência como um dos mitos fundadores do pensamento
Paulo Vaz – Escola de Comunicação da UFRJ

8 de outubro – Jornalismo Científico: a linguagem e o erro
Cássio Leite Vieira – Revista Ciência Hoje

15 de outubro – Imaginário Científico e Tecnologia no Cinema
Ivana Bentes – Escola de Comunicação da UFRJ

22 de outubro – Comunicação e interculturalidade: encontro nas diferenças
Valter Filé – Pesquisador em comunicação e Educação

29 de outubro – A Cor Inexistente: síntese histórica da harmonia cromática na criação e reprodução de Imagens Visuais
Israel Pedrosa – Pintor e Pesquisador

5 de novembro – Divulgação e popularização da ciência nas políticas publicas – Laura Tavares – PR 5 – UFRJ

12 de novembro – A relação ciência, público e mídia: a necessidade do diálogo
Vera Cascon – Fundação CECIERJ

19 de novembro – Divulgação Científica na TV
José Renato Monteiro – Mostra Ver Ciência – CCBB

26 de novembro – Teatro tem ciência?
Carlos Palma – Núcleo Arte e Ciência no Palco – SP

3 de dezembro – Cultura, ciência e tecnologia nos Museus