UFRJ inicia circuito de exibições de filmes em comunidades populares

A Pró-reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ está dando início a uma série de exibições de filmes em diferentes comunidades populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Alguns dos objetivos são estreitar os laços com a comunidade e divulgar as ações que a universidade vem realizando nesses locais.

Em 19 setembro, será exibido, no Complexo da Maré, o filme Quase dois irmãos (2005), de Lucia Murat, e no dia 22 de setembro será a vez da comunidade do  Caju, com o filme Ônibus 174 (2002), de José Padilha. Os dois eventos serão abertos ao público e são completamente gratuitos.

No Complexo da Maré, a UFRJ organiza um Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos. Além disso, é oferecido acesso ao Núcleo Interdisciplinar de Ações para  Cidadania (Niac), com atendimento gratuito em Direito, Psicologia, Serviço Social e Arquitetura. Os moradores da Maré também podem se inscrever, gratuitamente, em curso gratuito de Informática, ministrado pelo Laboratório de Inclusão Digital. Já no Caju, a UFRJ organiza um Pré-vestibular Comunitário, que já atende mais de 70 pessoas.

Os filmes foram selecionados junto com esses projetos para que esse espaço seja de integração e também de debate e reflexão sobre questões que afetam essas comunidades. Na escolha, foi dada prioridade a produções nacionais que trouxessem uma visão crítica sobre a realidade brasileira e pudessem, com isso, contribuir para o desenvolvimento de um debate sobre a sociedade. Além disso, essas exibições são mais uma contribuição para a difusão do cinema nacional e também um espaço de divulgação de produções comunitárias.

Complexo da Maré

Filme: Quase dois irmãos
Local: Rua Sargento Silva Nunes, 1012 – Nova Holanda

Comunidade do Caju

Filme: Ônibus 174
Local: Rua Carlos Seidl, nº 1333, na Praça da Ladeira dos Funcionários

Sinopses

Quase dois irmãos

Nos anos 1970, quando o país vivia sob o regime militar, muitos presos políticos foram levados para a Penitenciária da Ilha Grande, na costa do Rio de Janeiro, onde cumpriam pena juntamente com presos comuns.

Quase Dois Irmãos mostra como essa relação se desenvolveu e como desse conflito e aprendizado nasceu o Comando Vermelho que, mais tarde, passou a dominar o tráfico de drogas.

Através de dois personagens – Miguel, um jovem intelectual de classe média, preso político na Ilha Grande, hoje deputado federal, e Jorge, filho de um sambista que de pequenos assaltos se transformou num dos líderes do Comando Vermelho – o filme tem como pano de fundo a história política do Brasil nos últimos 50 anos

Direção: Lucia Murat
Duração: 102 minutos

Ônibus 174

O filme é uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o seqüestro de um ônibus em plena Zona Sul do Rio de Janeiro. O seqüestro ocorreu em 12 de junho de 2000 e foi transmitido ao vivo, por quatro horas, pela televisão, paralisando o país.

O filme narra a estória do seqüestro em paralelo à estória da vida do seqüestrador, intercalando as imagens que a televisão fez da ocorrência policial com uma narrativa que revela como um típico menino de rua carioca virou bandido. As duas narrativas dialogam formando uma realidade que transcende à ambas e busca revelar ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.

Direção: José Padilha
Duração: 150 minutos