Interseção começou com criação e Festival de Cannes

O Interseção, semana de propaganda e marketing da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), começou na última segunda-feira (10). O evento, realizado por estudantes da Escola, tem o propósito de estabelecer um elo entre o mercado de trabalho e a universidade, através da presença de profissionais de destaque da área. Para abrir a programação, Paulo Castro, diretor de Criação da agência Staff, e Flávio Cordeiro, diretor de Planejamento e Mídia da Binder FC+M palestraram sobre criação e o Festival de Cannes, respectivamente.

Paulo Castro abriu a semana falando sobre a área que, em geral, mas fascina aqueles que pensam em fazer publicidade: criação. Segundo ele, que trabalha com criação há mais de dez anos e hoje é diretor de umas das mais conceituadas agências de publicidade, em criação, não basta ser bom, tem que se esforçar. “Não podemos nos conformar com uma boa idéia, com um bom trabalho. Temos que buscar sempre melhorar. O melhor trabalho é aquele que alcançamos até o prazo combinado com o cliente”, comentou.

O diretor deu uma dica aos estudantes e futuros profissionais que estavam presentes ao Interseção. “Criar hoje é pensar que menos é mais e mais é menos”, disse, explicando que quanto menos for dito em palavras, ou seja, mais simples, mais a propaganda causará impacto e ficará na mente do consumidor; e quanto mais isto acontecer, menos precisará ser dito. Outra questão lembrada por Paulo Castro foi a presença do computador no processo criativo. Em sua época como estagiário, ele escrevia os anúncios em máquina de escrever, hoje, o computador faz parte do processo criativo. Apesar da importância da ferramenta, seja para otimizar tempo ou para garantir qualidade visual, o diretor faz uma ressalva, “o computador é o fim do processo de criação e não, o começo”. Paulo Castro garante que o melhor é pensar sem se basear somente nos recursos tecnológicos, pois idéias já foram premiadas por serem boas, mesmo sem depender de tecnologia.

Falando em idéias premiadas, o Festival de Cannes foi pauta do primeiro dia do Interseção. Flávio Cordeiro, diretor de Planejamento e Mídia da Binder FC+M mostrou as tendências e o que está sendo considerado vanguarda na Comunicação, a partir da exibição de propagandas premiadas no Festival de Cannes.

O conceito “youtocracy” está em alta. É o poder do consumidor, capaz de, cada vez mais, decidir se vai se expor à comunicação ou não. “A tecnologia tem dado as armas para esta decisão, vide os pop-ups, ferramentas que impedem propagandas indesejadas na internet”, exemplificou Flávio. Segundo ele, antigamente a ordem em propaganda e marketing era criar off-line para depois adaptar para o on-line. “Hoje, a idéia tem que nascer com a integração off-line e on-line, se não, morre”, comentou.

O consumidor tem deixado sua postura passiva diante da propaganda e quer escolher, interagir, sentir a marca. Por isto, para o diretor de Planejamento e Mídia, as marcas que se destacam atualmente são aquelas que incitam seus clientes a depender tempo, interagindo com seus produtos. Flávio ainda disse que nunca houve tanta gente sozinha no mundo, pessoas que têm laços afetivos pela internet muito mais fortes do que os familiares. “As marcas vêm surgindo para preencher o vazio do mundo urbano, como resolução das tensões culturais, como, por exemplo, a Mastercard com aquela campanha ‘existem coisas que o dinheiro não compra, para outras existe a Mastercard’”, explicou o diretor, apontando a marca como uma proposta de resolução da tensão do consumismo.

Com estas tendências e com a capacidade de identificar e explorar os novos formatos de comunicação e aceitar o consumidor como produtor de conteúdo, agências e marcas buscam se colocar no mercado. Com a dose certa e criatividade, conquistam o consumidor e prêmios em renomados festivais, como o de Cannes. Flávio exibiu as peças publicitárias premiadas na última edição do festival, ocorrida em maio deste ano.

O Interseção vai até sexta-feira (14). Confira a programação no site www.eco.ufrj.br/intersecao.