Categorias
Memória

Presença de Gramsci

 Os setenta anos da morte de Gramsci, pensador italiano, foram marcados pelo encontro Presença de Gramsci entre Guido Liguori, professor da Universidade de Calábria, na Itália; Virgínia Fontes, professora da UFF e da Fiocruz; e Carlos Nelson Coutinho, diretor da Editora da UFRJ.

Promovido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e pela Editora da UFRJ, o evento consistiu na exposição de idéias dos componentes da mesa, coordenada por Carlos Nelson, estudioso em Gramsci. Virgínia Fontes, professor de História da UFF e o especialista no pensador italiano e autor do livro Roteiros para Gramsci, Guido Liguori, contribuíram com o debate que envolveu o público.

Para Andréa Teixeira, coordenadora de integração acadêmica de graduação do CFCH, o balanço do evento é positivo. “Tivemos a presença de muitos estudantes de graduação. O auditório está lotado e este era o nosso objetivo”, afirmou a coordenadora, empolgada com a idéia de aproveitar mais a proximidade entre o CFCH e a Editora da UFRJ para promover eventos em parceria.

Após o debate, Guido Liguori autografou o livro Roteiros para Gramsci, lançado pela Editora da UFRJ.