Conselheiros debatem a reestruturação da UFRJ

Na sessão desta terça-feira, dia 4 de setembro, o Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) avançou na discussão da reestruturação e expansão da universidade, que propõe a transferência de unidades de outros campi à Cidade Universitária, a construção de prédios para abrigá-las e uma maior integração acadêmica, combatendo a histórica fragmentação da UFRJ.

A Reitoria antecipou que uma sessão extraordinária do Conselho Universitário será convocada para deliberar a proposta, possivelmente no dia 18 de outubro. Os conselheiros deverão ter acesso prévio à formulação, que, para tal, deverá ser consolidada até o final de setembro.

A proposta será discutida pelos conselhos de centro. O conselho do Centro de Tecnologia (CT) se reunirá no dia 11 de setembro, o do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) a discutirá no dia 12, o Centro de Letras e Artes (CLA), no dia 14.  A reunião do Centro de Ciências da Saúde (CCS) ainda será confirmada, no dia 10 ou 11. Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) se reunirão no dia 6 de setembro.

O objetivo é avançar na construção da proposta, no âmbito institucional, antes das cinco audiências públicas que chamarão a comunidade a conhecer o projeto: duas na Cidade Universitária; duas nas unidades do centro da cidade (IFCS e Faculdade de Direito) e uma no campus da Praia Vermelha.

Há a preocupação de que o projeto não seja entendido somente como uma resposta ao Reuni, uma vez que o mesmo precede o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). No entanto, caso a UFRJ queira receber recursos previstos no Reuni já para o orçamento de 2008, a sua proposta de reestruturação e expansão, deverá ser encaminhada até o dia 27 de outubro.

O reitor destaca que há horizonte para obras na ilha do Fundão. A adesão ao Reuni prevê investimentos de até 277 milhões de reais, 150 dos quais condicionados à criação de 30 mil vagas para novos universitários.