Fotos: Juliano Pires |
Uma exposição de fotos que revelam o universo de ternura e cuidado que envolvem a alimentação ao seio |
A exposição fotográfica “AmaMentAção”, do artista William Santos, associado à Maternidade Escola, foi inaugurada ontem, 6 de Agosto, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Átrio Palácio Universitário da Praia Vermelha.
Logo na entrada, um pôster com a definição por Marcus Renato Teixeira, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da instituição: “A amamentação é arte, cultura, ciência… nos seres humanos, o aleitamento materno não é instintivo ou inato, e sim uma cultura que precisa ser reconquistada”.
William Santos: “Essas fotos têm um caráter didático, para sensibilizar as pessoas a respeito da importância do aleitamento materno” |
As imagens de William Santos captam instantes de ternura e troca entre o adulto e a criança. Ao total, são 25 fotos, que retratam desde a gravidez, com a foto “Esperando o momento”, até a amamentação com o bebê mais desenvolvido, expressa na foto “Até 2 anos ou mais…”.
Também foram disponibilizados folhetos com dicas para uma amamentação prazerosa. A importância do leite materno, a posição mais adequada para a alimentação ao seio, o tempo indicado para prolongar o aleitamento, e outros cuidados.
A exposição continua aberta para visitação, com entrada franca, até sexta-feira, 10 de Agosto, de 9h às 21h. Os interessados devem procurar o Átrio Palácio Universitário no campus da Praia Vermelha da UFRJ, na Av. Pasteur 250, Praia Vermelha.
Confira também, aqui, uma exposição virtual de parte do acervo exposto por William Santos.