Silva Teles recebe emerência

Antônio Silva Telles, da Escola de Química (EQ), recebeu, na última quarta-feira (29), o título de professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro ou, como ele prefere corrigir, Universidade do Brasil. A cerimônia de emerência foi realizada no Salão Pedro Calmon, localizado no campus da Praia Vermelha, onde ele afirma ter vivenciado um tempo de debates e trocas de idéias fundamentais para a formação profissional.

Silva Telles, em seu discurso, contou que a emerência aos 70 anos de idade o faz rememorar a sua vida acadêmica. Sua trajetória na UFRJ se confunde com os momentos políticos da época. A Escola de Química foi criada em 1952, antes da Petrobrás que veio no ano seguinte. Com a empresa, o currículo da engenharia foi mudado substancialmente. “Os anos seguintes foram marcados pela mudança da capital federal brasileira, que saiu do Rio de Janeiro para Brasília com a participação da Universidade do Brasil”, contou Silva Telles.

O professor emérito hoje tem muito orgulho de ver a excelência da EQ. Para ele, os alunos têm professores de qualidade e a infra-estrutura necessária para o aprendizado. “O que falta para os estudantes de hoje é o que eu pude vivenciar, na época em que estudei aqui. Falta o convívio que os corredores da Praia Vermelha abrigam”, disse o professor.

O professor Carlos Augusto Perlingeiro, colega de profissão e amigo pessoal de Silva Telles, fez a homenagem ao novo emérito. Em discurso, no qual procurou resumir a carreira do homenageado, Perlingeiro disse que “muitos dos que passam por Silva Telles na EQ, durante a semana, não se dão conta da vasta experiência acumulada nos cabelos brancos dele, mas este título vem evidenciar o valor que ele tem para a UFRJ”. O Diretor do EQ também quis deixar sua homenagem e lembrar que a emerência veio em uma semana muito importante para a Escola de Química, a semana em que o IQ completa 74 anos.