Categorias
Memória

Inclusão Social é tema do III Simpósio de Psicologia da UFRJ

 O Instituto de Psicologia da UFRJ promove, entre os dias 27 e 31 de agosto, o III Simpósio de Psicologia, contando com a participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento para discutir sobre novos estudos e técnicas alternativas que envolvem a psique humana, de acordo com o tema proposto para a V Semana Acadêmica de Psicologia: a inclusão social.

Nilma Figueiredo, coordenadora do Simpósio e professora do IP, guiou a cerimônia de abertura do evento, destacando a importância dada pela psicologia ao envolvimento com os campos de conhecimento oferecidos durante o evento. “Uma das questões mais enfatizadas na psicologia, que se tornou o tema central da V Semana, é a inclusão. Sendo assim, especialistas em psicologia clínica com seus trabalhos e teorias, diversos representantes de segmentos da pedagogia com caráter inclusivo e das alternativas de inclusão das comunidades junto às organizações, instituições e empresas que favorecem a qualificação dos profissionais, foram convidados para expor e contar sobre os trabalhos que estão desenvolvendo”, destaca a organizadora.

A professora enfatiza também a importância de permitir aos estudantes o contato com outras áreas da psicologia que não são oferecidas pelo curso de graduação. “Dispomos não apenas as vertentes teóricas e clínicas que a universidade oferece, como a teoria cognitiva comportamental, psicanálise, gestalt-terapia. Temas como bioenergética, psicologia e espiritualidade, hipnose, práticas taoístas, sexualidade e saúde na medicina chinesa , Lian-Gong, entre outras, também estão sendo proporcionados ao alunos, para que possam não somente descobrir uma área que realmente seja do seu interesse, como também entender porque tantas pessoas procuram um tratamento através dessas outras vertentes, mesmo que não sejam comprovadas cientificamente. O estudo dessas alternativas é importante: se as pessoas procuram, algum efeito elas proporcionam. Mesmo que atuem como placebo em alguns casos, é necessário entender como elas funcionam e tentar fundamentar, explicar cientificamente essas terapias. Estimular as pessoas da academia a conhecê-las até mesmo para argumentar , discutir sobre seu efeito, e não criticar levianamente”, defende Nilma.

Na manhã de segunda-feira, primeiro dia do evento, foi oferecida, entre outras atividades, a palestra “A noção moderna de felicidade e vida bem-sucedida e suas implicações na contemporaneidade”, ministrada pela psicóloga convidada Cristina Mattar, que já exerceu o cargo de professora substituta do Instituto de Psicologia da UFRJ e atualmente integra o corpo docente Instituto de Psicologia Fenomenológica Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Estavam presentes à aula diversos alunos do IP que, segundo a professora, mostraram-se interessados e participativos durante toda a palestra.

Além das apresentações e discussões oferecidas no Simpósio, foram expostos trabalhos do projeto Papel Pinel, uma iniciativa da oficina de arte-terapia que o Instituto Philippe Pinel oferece aos seus pacientes. Os produtos confeccionados pelos participantes do projeto estão sendo oferecidos por Rosebel de Sousa, paciente do Instituto, que demonstra grande alegria pela oportunidade de vender as camisas, bolsas e agendas que também ajuda a produzir.

Segundo Eduardo Carange Patrício, estudante de psicologia e integrante do grupo de organização do evento, este é o espírito do evento: promover a integração da comunidade com o Instituto de Psicologia. “Relacionando educação, clínica e comunidades, visamos proporcionar através da V Semana de Psicologia da UFRJ, a integração dos alunos e a adoção de uma visão mais holística, mais universal do que é a psicologia”, sintetiza o estudante.

O III Simpósio de Psicologia vai até sexta-feira, dia 31 de agosto, no Pavilhão Nilton Campos, que fica no Instituto de Psicologia – campus UFRJ da Praia Vermelha. Confira abaixo a programação de hoje para o evento:

A partir das 9h:

– Mini-Curso: “CIÊNCIA DO INÍCIO DA VIDA – DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DESDE A PRÉ-CONCEPÇÃO ATÉ A VIDA ADULTA” – Eleanor Luzes

– Mesa: “DO MODELO BIOMÉDICO AO MODELO BIOPSICOSSOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA UERJ” – Luiz Fernando Chazan, Ana Claudia Chazan, Marco Antônio Dionísio Alves e Célia Conceição Fernandes Santos.

– Palestra: “EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA E INCLUSÃO SOCIAL: PERSPECTIVAS SOCIAIS DE UMA CIÊNCIA INEXATA” – Carlos Mathias.

– Palestra: “TERAPIA DE FAMÍLIA: A IMPORTÂNCIA DE ABORDAGENS MAIS INCLUSIVAS” – Sandra Salomão.

– Palestra: “CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA A TCC” – Paula Ventura.

– Palestra: “A CLÍNICA EM GESTALT-TERAPIA” – Maria Cristina Frascaroli.

– Palestra: “A PSICOLOGIA FORMATIVA: UMA ABORDAGEM CORPORAL CONTEMPORÂNEA” – Iracema Teixeira.

– Mesa: “A CLÍNICA PSICOLÓGICA NA PERSPECTIVA DE KIERKGAARD” – Miriam Moreira Propasi; “FENOMENOLOGIA, EXISTÊNCIA E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS” – Roberto Novaes.

Vivência: “PRÁTICAS TAOÍSTAS PARA SAÚDE E LONGEVIDADE”(até 25 pessoas) – Eduardo Alexander.

Palestra: “SEXUALIDADE E SAÚDE NA MEDICINA CHINESA” – Eduardo Alexander.

– Palestra: “IMAGEM CORPORAL DE IDOSOS” – Erika Federic.

– Vivência: “A DESOBEDIÊNCIA COMO PROCESSO CRIATIVO” – Maria Cristina Frascaroli e Alexandra T. Sallis.

– Mesa: “TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS” – Mônica Portela: “TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS NO TRABALHO”; Mauricio Canton: “TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS COM CRIANÇAS AUTISTAS”

– Mesa: “CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA” – Ana Cristina Barros da Cunha; Iara Maria de Farias, Renata Veloso de Albuqerque Maranhão: “ANÁLISE DO PADRÃO DE MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO SOB O ENFOQUE DA TEORIA DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA (MLE THEORY)”; Michele Villaça Lino: “GESTÃO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE)”

– Mesa: “ÁREAS PROTEGIDAS, INCLUSÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO” – Flávia Mattos e Gustavo Melo

A partir das 13h:

– Mesa: “MUSICOTERAPIA NA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL NA MATERNIDADE ESCOLA DA UFRJ” – Martha Negreiros e Albelino Carvalhães

– Mesa: “GRAMÁTICA DA DESIGUALDADE NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL” – Maria Inácia D’Ávila, Simone Ouvinha Peres, Cecília de Mello e Souza, Tânia Barros Maciel, Kakau Moraes e Marta Irving
– Mesa: “REFLEXANDO… UM TRABALHO SOCIAL” – Antonio Alberto Ritto e José Cláudio Varejão Veloso

– Palestra: “VAMOS FALAR DE PSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO” – Wallace Hetmanek dos Santos

– Mesa: “NIAC – NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE AÇÕES PARA A CIDADANIA” – Miriam Guindani, Marcos Silva, Maria Julieta e Pedro Paulo Gastalho de Bicalho

– Mesa: “CASAMENTO E FAMÍLIA: NOVOS CAMINHOS?” – Angelina de Belli Borges do Carmo Lima, Laurice Levi, Cristina Werner e Monica de Vicq Lobo

– Palestra: “DOUTORES DA ALEGRIA: BOAS MISTURAS – A ÉTICA DA ALEGRIA NO CONTEXTO HOSPITALAR” – Morgana Mafetti e Flávia Reis

Mesa: “GRAMÁTICA DA DESIGUALDADE NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL” – Maria Inácia D’Ávila, Simone Ouvinha Peres, Cecília de Mello e Souza, Tânia Barros Maciel, Kakau Moraes e Marta Irving
– Mesa: “WALLON E O DESENVOLVIMENTO HUMANO” – Nyrma Azevedo; “CINEMA E SUBJETIVIDADE” – Adriana Fresquet

– Palestra: “CONSTRUINDO UMA REDE UTILIZANDO A CRIATIVIDADE PARA INCLUSÃO SOCIAL” – Sandra Salomão

– Mini-Curso: “MÉTODOS E TÉCNICAS NA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA” – Julio Rocha

– Mesa: “GÊNERO E ‘INCLUSÃO’ SOCIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS” – Delaine Martins Costa: “A ‘INCLUSÃO’ SOCIAL E A DIMENSÃO DE GÊNERO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS – PROGRAMA RIO: TRABALHO E EMPREENDEDORISMO DA MULHER”; Rosimere de Souza: “INCLUSÃO SOCIAL E O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA”; Leonardo Pecoraro Costa: “A PROTEÇÃO SOCIAL E O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM NOVO MODELO DE ATENDIMENTO?”; Cecília Soares: “INCLUSÃO SOCIAL E AS POLÍTICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”; Carmem Lúcia Petraglia: “INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO AO MICROCRÉDITO PARA AS MULHERES”

– Mesa: “FUNK, CAPOEIRA E AXÉ – OS JOVENS ENTRAM NA RODA” – Lilian Ulup, Andréa Rodriguez, Aline Garcia, Cristal Aragão, Fellipe Barroso, Rhaniele Ferreira, Thiago Melício

– Mesa: “CAPs E INCLUSÃO SOCIAL” – Pedro Paulo da Silva Mendes, Claudia Tallemberg.