Categorias
Memória

Homenagem para Cem anos de solidão em Simpósio internacional de Neolatinas

Culturas, Discurso e Poder são os temas do II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, que ocorrerá entre 2 e 5 de setembro, na Faculdade de Letras (FL/UFRJ) e no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ).  O evento ainda prestará uma homenagem aos 40 anos de publicação de Cem anos de Solidão. Na abertura, a professora emérita da FL/UFRJ, Bella Josef, fará uma palestra sobre a célebre obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez. 

Organizado bienalmente pelo Departamento de Letras Neolatinas em parceria com seu Programa de Pós-graduação, O simpósio de 2007 tem inúmeros convidados estrangeiros já confirmados. Entre eles, os professores doutores: Catherine Kerbrat-Orecchioni (Universitè de Lyon), Cristina Iglesia (Universidad de Buenos Aires), Enos Rota (Escritor), Francesco Marroni (Università degli Studi Gabriele D’Annunzio), Juan Gustavo Cobo-Borda (Membro da Academia Colombiana de la Lengua), Joseph Jurt (Universität Freiburg).

Segundo a professora Claudia Fátima Morais Martins – presidente da comissão organizadora do Simpósio Internacional de Letras Neolatinas -, o programa completo será divulgado nos próximos dias, mas é certo que os participantes não se decepcionarão com a abrangência e a qualidade das inúmeras mesas-redondas previstas. 

“É um evento acadêmico de projeção nacional e internacional, que integra o calendário acadêmico de eventos da área de Letras Neolatinas no Brasil. Congrega universitários, professores e pesquisadores de línguas francesa, italiana e espanhola, assim como das literaturas produzidas nestas línguas”, explica Claudia, destacando a  visibilidade e a divulgação que à produção científica destas linhas de pesquisa dessa área recebem, além da interação acadêmica e do favorecimento de um ambiente interdisciplinar de pesquisa rico em informações.

As inscrições para a participação como ouvinte estão abertas até o início do evento e os interessados podem acessar a página do evento www.letras.ufrj.br/pgneolatinas ). Outras informações, também podem ser obtidas no próprio Departamento de Letras Neolatinas pelo telefone 2598-9798 ou por e-mail:   ary@pr5.ufrj.br