Categorias
Memória

Inscrições para o III Colóquio Platônico

O Programa de Estudos em Filosofia Antiga (PRAGMA) da UFRJ promove, de 10 a 15 de setembro, o III Colóquio Platônico: Politéia III, no Parque Nacional de Itatiaia. Neste ano, o evento se dedica ao Livro III de A República, um dos dez que compõem o extenso compêndio de diálogos do filósofo grego Platão.

Embora os encontros organizados pelo PRAGMA se concentrem na pesquisa stricto sensu em filosofia antiga, sempre que possível há a tentativa de articular a análise do texto antigo com a produção intelectual contemporânea a ele relacionada. O Livro III, portanto, será discutido no III Colóquio Platônico: Politéia III tanto por filósofos quanto por filólogos, tentando decifrar, assim, as relações existentes entre a crítica textual e a análise filosófica platônica.

O Colóquio reúne, além de diversos especialistas de diferentes instituições acadêmicas, também estudiosos de universidades européias, latino-americanas. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 10 de agosto. Os interessados devem enviar um e-mail contendo seu nome, endereço, telefone, instituição e área de pesquisa para 2007pragma@gmail.com. Mais informações sobre o Colóquio também podem ser encontradas no endereço eletrônico www.politeia.kit.net.