Posse da nova direção da Coppe

Veja o vídeo desta matéria

O auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) recebeu, na última segunda-feira (6), um grande número de convidados para a cerimônia de posse do novo diretor do Instituto, o professor Luiz Pinguelli Rosa. Bacharel em Física pela PUC-RJ, Mestre em Engenharia Nuclear e Doutor em Física também pela PUC-RJ, Pinguelli assume a diretoria da COPPE pela quarta vez. Já esteve à frente ao Instituto de 1986 a 1989, de 1994 a 1997 e em 2002, quando teve o mandato interrompido para assumir a presidência da Eletrobrás.

Entre as autoridades que compunham a mesa, estava o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloísio Teixeira; a vice-reitora, Sylvia Vargas; o ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o professor emérito e fundador da COPPE, Alberto Luiz Coimbra; e o professor Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia. Estava também presente o professor Aquilino Senra, empossado juntamente com Pinguelli na vice-diretoria da unidade, e Angela Uller, a ex-diretora.

Após a assinatura do termo de posse da Coppe pelo reitor, a palavra foi dada a Ângela Uller. A professora deixa seu cargo na diretoria para assumir a Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da Universidade.

– Este é um círculo que se fecha na minha vida. Fui protagonista ou ao menos coadjuvante da diretoria da Coppe durante 17 anos e acho que fizemos um bom trabalho. Agora, um novo círculo se abre, no desafio de assumir a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Estou animada para a próxima tarefa, mas certamente estarei com um peso no coração por não poder estar mais todos os dias nessa instituição que sempre foi a minha casa, desde os 18 anos -, declarou emocionada.

Apesar de o professor Pinguelli ser o maior homenageado na cerimônia, restou um espaço para Luiz Coimbra, o professor emérito fundador da COPPE. Segundo Aquilino Senra, vice-diretor, o sucesso da Coppe deve-se antes de mais nada aos valores por ele implantados a mais de 40 anos.

– A COPPE se baseia em três pilares: a dedicação exclusiva de seus docentes, a prestação de serviços de forma internalizada e a avaliação acadêmica de produção científica anual dos docentes. Esses valores foram estabelecidos desde o princípio pelo professor Coimbra e temos o dever de mantê-los. É uma responsabilidade muito grande para nós assumir a direção dessa instituição. Está entre os nossos objetivos preservar as grandes realizações das diretorias anteriores e, paralelamente a isso, preparar a COPPE para os desafios das próximas décadas. -, declarou Aquilino.

A palavra foi finalmente passada a Pinguelli que, em tom de descontraída nostalgia, relembrou toda sua longa trajetória de vida ao lado dos colegas de trabalho, muitos dele presentes na mesa ou platéia.

– Olhando uma platéia como essa, me vêm à memória muitas lembranças que me fazem ver como a vida gira em círculos. Todos esses anos me fazem sentir muito próximo de cada um de vocês neste momento, não somente pelos laços de amizade como também por todas as brigas históricas -, brincou.

Para o diretor recém-empossado, a diversidade de opiniões e as críticas são fundamentais para que um bom trabalho seja realizado, na administração tanto de uma instituição como de um país.

– Uma instituição como esta deve se dedicar estudar, trabalhar e ao mesmo tempo criticar com toda liberdade, pois a melhor maneira de ajudar um governo é criticá-lo com seriedade -, afirmou.

Ao reitor da UFRJ encerrou a cerimônia, mas antes proferiu algumas palavras à nova diretoria.

– Acredito que nestes quatro anos que estive na reitoria, conseguimos criar com a COPPE, na figura da Angela, um ambiente de confiança indispensável para possamos discutir as nossas tarefas e acertar nossas tão válidas diferenças de opinião. Tenho certeza que eu e Pinguelli também faremos um bom trabalho conjunto -, finalizou o reitor.