Categorias
Memória

Segredos públicos – os blogs de mulheres no Brasil

 Luiza Lobo, professora de pós-graduação da Faculdade de Letras, lançou, na última quinta-feira, dois de agosto, o seu mais novo livro, Segredos Públicos – os blogs de mulheres no Brasil. A autora revela as características da escrita de mulheres jovens, entre 15 e 30 anos, que se dedicam ao diário on-line no Brasil. 

O tema do livro foi sugerido por Vivian Wyler, editora da Rocco. Ao aceitar, Luiza Lobo iniciou uma extensa pesquisa, acessando diversos blogs. Entre os diversos perfis de diários on-line que a autora acessou, blogs comerciais, profissionais, como os de jornalistas, os blogs pessoais de mulheres entre 18 e 30 anos apresentavam uma peculiaridade. “A linguagem desses diários representam o privado e o público misturado pela ruptura do espaço público, além disso, é teatral e narcisista – a tela do computador é como o espelho da mulher”, explicou Luiza. O fato de os blogs se inserirem no novo tipo de comunicação que a internet proporcionou, o imediato, também foi objeto de estudo da autora. 

Luiza Lobo publicou recentemente Crítica sem juízo, pela editora Garamond, 2007, e Estranha aparição, pela Rocco, 2000. Ela ainda tem ensaios publicados no Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália.