Categorias
Memória

UFRJ na lista das 500 melhores universidades do mundo

Cinco instituições brasileiras de Ensino Superior figuram no ranking 2007 das 500 melhores universidades do mundo, elaborado pela Shanghai Jiao Tong University, na China, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 365º lugar.

Cinco instituições brasileiras de Ensino Superior figuram no ranking 2007 das 500 melhores universidades do mundo, elaborado pela Shanghai Jiao Tong University, na China, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 365º lugar. As outras são a Universidade de São Paulo (USP), em 231º; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 258º; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em  362º; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 363º.

Constam dos parâmetros utilizados na avaliação, elaborada desde 2003, o número de publicações em revistas científicas e os prêmios recebidos.

As dez primeiras universidades no ranking são, pela ordem, a Universidade de Harvard, EUA; a Universidade de Stanford, EUA; a Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA; a Universidade de Cambridge, Reino Unido; o Massachusetts Institute of Technology, EUA; o California Institute of Technology, EUA; a Universidade de Columbia, EUA; a Universidade de Princeton, EUA; a Universidade de Chicago, EUA; e a Universidade de Oxford, Reino Unido.