Pesquisador da UFRJ é premiado

Quinze pesquisadores brasileiros, entre os quais o professor da UFRJ José Murilo de Carvalho, do Programa de Pós-graduação em História Social do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS),  serão homenageados por contribuírem para o aumento da produção científica do país e pela formação de novos doutores. O Prêmio Scopus Brasil, promovido pela Editora Elsevier, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), será entregue na próxima segunda-feira, 6, às 20h, em Brasília.

Os demais agraciados são: Sebastião de Campos Valadares, da Universidade Federal de Viçosa (UFV),  João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP),  Helena Bonciani Nader Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  Ricardo Brentani, da Fundação Antônio Prudente,  Aluizio Rosa Prata Univ.Federal do Triângulo Mineiro, Rubens Belfort Mattos Junior Universidade Federal de São Paulo (USP), Constantino Tsallis, do Centro Brasileiros de Pesquisa Física (CBFPíFsi),  Jairton Dupont. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), José C. Geromel, da Universidade Federal de Campinas (Unicamp), Maria Aparecida Juliano, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  Ricardo Tostes Gazzinelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mauro Martins Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Patricia Torres Bozza, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os pesquisadores foram selecionados de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de publicações na base Scopus, no período de 1997 a 2006, pelo número de citações por outros pesquisadores e pelo número de alunos orientados por pesquisador, de acordo com dados da Capes.

Na segunda edição do prêmio, em 2007, foi criada a categoria Novos Destaques na Ciência, para premiar pesquisadores que despontam como importantes produtores de conhecimento científico. As grandes áreas abrangem as ciências ambientais e agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências sociais, humanas, lingüística e letras.

Em 2007, a cerimônia integra a programação da abertura oficial da avaliação trienal da Capes, que ocorre de 6 a 23 de agosto, com a presença de cerca de 300 professores e pesquisadores. O Prêmio Scopus ocorrerá também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas.

Base Scopus — A base de dados Scopus integra o Portal de Periódicos da Capes. Possui resumos e referências de mais de 15 mil títulos científicos, técnicos e médicos de quatro mil editoras, ampla cobertura interdisciplinar e internacional. A Scopus também oferece busca em patentes e 280 milhões de páginas de conteúdo científico da internet, com interface amigável.