Categorias
Memória

Revista Liinc inicia prazo para submissão de artigos

A Liinc em Revista convida pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a submeterem artigos para o seu próximo número (Vol. 4, N. 1), que terá como tema Redes:articulações entre ciência, tecnologia e sociedade.

A noção de rede tem se constituído em conceito-chave para compreensão das dinâmicas sociais contemporâneas, ocupando cada vez mais espaço nas investigações acadêmicas e articulando diferentes campos do saber.

A despeito da dinamização que o tema vem experimentando, ainda há muito o que problematizar acerca da constituição/produção das redes, sua dinâmica, sua formas de expressão, o papel destacado que tem desempenhado na circulação da informação e do conhecimento, além da necessidade de se investir em metodologias que possam apreender a complexidade de tais dinâmicas e, no limite, contribuir para o seu favorecimento em termos de modalidades mais colaborativas de interação.

No âmbito de tal compreensão, são inegáveis as transformações operadas pelas ciências e tecnologias, cuja presença crescente nas mais diferentes esferas do conhecimento e da vida tem propiciado novas formas de cognição, de interação,de ação social, de ativismo político, de geração e difusão do conhecimento etc. Segundo uma concepção de redes, ciência, tecnologia e sociedade interpenetram-se, estabelecendo relações complexas e heterogêneas, possibilitando que se coloque em questão os determinismos que, muitas vezes, subjazem aos estudos.

O desafio que se abre à pesquisa, portanto, consiste em não apenas aprofundar e refinar investigações conceituais acerca das redes que articulam tecnociências e sociedade como, sobretudo, investir na sistematização de metodologias capazes de corresponder/traduzir a heterogeneidade e a complexidade que caracterizam tais redes.

Este número temático está sendo organizado por Rosa Pedro (EICOS/UFRJ). Os trabalhos devem ser enviados até o dia 31 de outubro de 2007 para rosapedro@globo.com. As instruções e normas para envio dos mesmos encontram-se no endereço: http://www.ibict.br/liinc/index.php.