Apesar de o mês de julho ser um período de esvaziamento da universidade e, conseqüentemente, dos eventos realizados nela, o XI Seminário de Células Tronco do Programa Protecel contou com um corum expressivo, na última sexta-feira, 20 de julho. No confortável Auditório Prof. Halley Pacheco, localizado no 8º andar do Hospital Universitário, cerca de 30 pessoas assistiram, atentamente, à apresentação do professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chaga Filho, Antônio Campos de Carvalho, que ministrou uma palestra sobre Atualização da Terapia Celular em Cardiopatia Isquêmica.
A palestra, acompanhada de uma apresentação em datashow com gráficos e esquemas explicativos, tratou de Ensaios Clínicos em Cardiopatia Isquêmica, traçando o panorama do que é feito, atualmente, no Brasil – falando um pouco da metodologia da UFRJ para essa pesquisa -, para depois abordar tais estudos no exterior, exemplificando através das análises feitas na Alemanha, em Frankfurt, e na Noruega, ambos agregando laboratórios em várias partes dos respectivos países.
Detendo-se principalmente na exposição dos dois últimos casos, Antônio Campos destacou as diferenças entre os estudos clínicos em questão, mostrando que utilizaram técnicas bastante semelhantes, apesar de algumas diferenças que, até agora, não parecem influenciar os resultados, e que o perfil dos participantes era bastante similar.