">A Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ informa que as inscrições para o VESTIBULAR 2008 estão prorrogadas até as 20:00 horas do dia 10 de setembro de 2007, pela internet, e até o dia 6 de setembro, nos postos de atendimento. Os estudantes que ainda não se cadidataram poderão acessar o site www.vestibular.ufrj.br até as 20h (horário de Brasília) e efetuar sua inscrição.

Prorrogadas as inscrições do vestibular 2008

Veja o vídeo desta matéria

A taxa de inscrição é de 95 reais, e o pagamento deve ser efetuado por meio de débito em conta (somente para correntistas do Banco do Brasil) ou por boleto bancário, obtido no site acima, pagável em qualquer agência bancária, em espécie ou por meio de qualquer serviço de pagamento via Internet.

A UFRJ disponibiliza 6 postos com computadores e monitores neste periodo de proorragação para que os candidatos que não têm acesso à Internet possam realizar a inscrição. Esses postos estão espalhados pelas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, e Macaé. (Confira a relação dos postos de inscrição no final da página)

Mudanças no Vestibular 2008

O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) aprovou, no dia 4 de julho, o edital do Vestibular 2008 da UFRJ. As mudanças incluem a transferência de alguns cursos do Grupo 5 para o recém-criado Grupo 6, composto pelas graduações em Direito, Ciências Sociais, Filosofia, História e Música e, sobretudo, a inclusão do exame filosofia para esses mesmos cursos. O objetivo dessa prova será, basicamente, o de avaliar a capacidade do candidato de interpretar textos com alguma complexidade filosófica e o de se expressar, através de um raciocínio lógico, de modo argumentativo e claro.

Outra novidade, proposta pela Escola Politécnica, diz respeito a forma de ingresso nos cursos da unidade. Os candidatos deverão se inscrever na carreira "Engenharia", listando as 12 sub-opções (Engenharia Civil, Mecânica, por exemplo) por ordem de preferência, ao invés de optar por apenas três cursos de graduação. Nesse processo, a nota final do vestibulando passa a ser o primeiro critério de desempate.

A escolha de semestre para iniciar o curso não será mais permitida a partir desse ano. Os alunos com maiores notas serão, automaticamente, alocados no primeiro semestre e os demais, no segundo. No entanto, haverá a possibilidade de remanejamento.

Aumento de 200 vagas em relação ao concurso anterior

Serão oferecidas, no total, 6.825 vagas no concurso de 2008, o que corresponde a um aumento de 200 vagas em relação ao vestibular de 2007. Esse número, entre outras necessidades, contempla a criação de novas turmas no município de Macaé: 50 vagas para Farmácia e 50 para Licenciatura em Química.

A Faculdade de Letras também enfrentou mudanças. O curso de Português-Alemão passa de 15 para 20 vagas, no primeiro semestre; Português-Espanhol oferece o dobro de vagas, totalizando 30 por semestre; e Português-Italiano, antes com 13/12, aumenta para 20/20. Na Escola de Serviço Social também ocorreram modificações. O curso noturno passa a ter 45 vagas por semestre, 15 a mais que no processo seletivo do ano passado.

Provas

As provas serão realizadas nos dias 11 e 25 de novembro. No 1º dia, o candidato fará os exames de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, de Redação e das disciplinas não específicas para o grupo escolhido. No 2º dia, fará as provas das três disciplinas específicas. A duração é de 5 (cinco) horas para cada dia e os portões de acesso ao local de prova serão fechados às 9h. Será exigida a apresentação do documento original, não sendo aceitas fotocópias, ainda que autenticadas.

A partir deste ano, haverá coleta das impressões digitais dos candidatos nos dias de prova para confrontação no ato da matrícula. Luís Otávio Teixeira, coordenador da Comissão de Vestibular, explica que essa medida é uma forma de reforçar a segurança no concurso. "Isso evita que outra pessoa venha fazer a prova no lugar do verdadeiro candidato”.

Teste de Habilidade Específica (THE)

Os alunos que optarem pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Cenografia e Indumentária), Composição de Interior, Composição Paisagística, Desenho Industrial (Programação Visual e Projeto do Produto), Escultura, Gravura, Pintura, Dança, Direção Teatral, Licenciatura em Educação Artística (Artes Plásticas e Desenho), Bacharelados em Música e Licenciatura em Música serão submetidos a Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE), além de realizarem as habituais provas. Os THE serão realizados nos dias 29 e 30 de setembro. Vale lembrar que o candidato considerado apto em THE realizado pela UFRJ, nos dois últimos anos, para o mesmo curso ou curso de mesma avaliação, será isento desse teste para o vestibular 2008.

Confira a relação dos postos de inscrição durante a prorrogação:

Endereço dos postos em funcionamento na prorrogação:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH/UFRJ
Av. Pasteur, 280 – Praia Vermelha – RJ

Colégio Pentágono
Est. Intendente Magalhães, 655 – Vila Valqueire – RJ

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ
Largo de São Francisco de Paula, 01 – Centro Lgo de S. Francisco  – RJ Horário: 9:00 às 20:00

Núcleo de Computação Eletrônica – NCE/UFRJ
Av. Athos da Silveira Ramos, s/n – Bloco C do CCMN Cidade Universitária – RJ