Prêmio Scopus Brasil contempla professor da UFRJ

José Murilo de Carvalho, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, é contemplado com o Prêmio Scopus Brasil. A premiação consagra pesquisadores brasileiros com produção científica de elevado destaque e excelência e que contribuem para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

O Prêmio Scopus Brasil é realizado pela segunda vez pela Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Nesta segunda edição, foi criada a categoria Novo Destaque na Ciência, para criadores que despontam como importantes produtores de conhecimento científico.

A cerimônia de entrega acontece no dia 6 de agosto, a partir das 20 horas, no Espaço Patu Anu Parkway, em Brasília. Quando, além de José Murilo, 14 pesquisadores serão contemplados com o prêmio em categorias diversas, como Ciências Ambientais e Agrárias; Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais, Humanas, Lingüísticas e Letras.

O Prêmio Scopus acontece também em outros países da América Latina, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas. Os premiados são selecionados de acordo com sua produção científica, traduzida pelo número de publicações na base Scopus, ferramenta online de navegação para a literatura científica mundial, no período de dez anos (1997 – 2006), pelo número de citações por outros pesquisadores e, no caso do Brasil, considerando também o número de orientandos de cada pesquisador, de acordo com dados da Capes.