Coppead/UFRJ realiza Semana de Recrutamento

Texto: Contextual Comunicação

Para a maioria dos estudantes que optam por uma interrupção na vida profissional para realizar um mestrado, o drama maior começa na medida em que o término do curso se aproxima e o desafio passa a ser o retorno ao mercado de trabalho. Normalmente, a alternativa da maioria dos jovens executivos é sair a campo, distribuindo currículos e recorrendo a empresas de recrutamento. Mas com os alunos do Mestrado do Coppead há um diferencial que já se tornou uma marca registrada. Anualmente, os próprios formandos preparam um book (1500 exemplares, distribuídos em todo o Brasil), com informações sobre o curso e os alunos. A partir daí organizam a Semana de Recrutamento, onde grandes empresas visitam a instituição em busca de novos talentos. Realizada tradicionalmente no fim do último período do curso, a semana é o momento em que os alunos do Coppead recebem representantes das empresas, que apresentam à turma seus planos de recrutamento em busca de novos executivos para integrarem seus quadros.

Este ano será a 30ª Semana de Recrutamento, acontecendo até o dia 03 de agosto. O número de empresas dispostas a participar ultrapassou a expectativa e o evento teve de ser adiantado, com a abertura de novos horários, demonstrando que a Semana vem se firmando junto ao mercado pela sua qualidade. Dentro da programação, também haverá a cerimônia brasileira para homenagear os alunos da turma que ficaram em 3º lugar no mundo, no E-strat Challenge da L’Oreal, importante competição internacional de estratégia de negócios.

Segundo Leonardo Siqueira, um dos coordenadores dessa edição, a iniciativa tem sido um significativo instrumento de recolocação dos alunos no mercado, onde a cada ano cerca de 80% da turma já deixa o mestrado com uma vaga garantida. “Algumas companhias, como Santander e ALL, se antecipam ao convite e iniciam os seus processos seletivos antes da semana do evento”, informa Siqueira.

A turma 2006/2007, com idade média de 29 anos, tem 40 alunos, 43% dos quais participarão do programa de intercâmbio do Coppead com renomadas escolas de negócio do mundo, como Wharton (EUA), UCLA (EUA), Instituto de Empresa (Espanha), Erasmus (Holanda) e Bocconi (Itália), entre outras.

Entre os alunos desta turma estão também os campeões da América Latina no Innovation Challenge, outro jogo de negócio de reconhecimento mundial. A turma é bastante heterogênea: embora a maioria seja de administradores de empresas e engenheiros – 32% e 29%, respectivamente – há alunos formados em economia, arquitetura, matemática, ciências atuariais e comunicação social.

Os formandos também não compõem um grupo homogêneo em termos de experiência profissional: 10% têm experiência de mais de dez anos no mercado de trabalho, 15% entre seis e dez anos, 33% entre três e cinco anos e 42% até dois anos de experiência. “Essas diferenças fazem a turma ser mais qualificada e a constante troca entre pessoas com diferentes formações e experiências reforça o perfil generalista dos mestrandos do Coppead”, ressalta Siqueira.