Categorias
Memória

Seminário: “Alternativas ao Neo-Liberalismo na América Latina II”

O Centro de Ciência Jurídicas e Econômicas da universidade (CCJE) realiza, nos dias 12 e 13 deste mês, o seminário “Alternativas ao Neo-Liberalismo na América Latina II”.  

O primeiro avançou um diagnostico sobre os males infringidos ao desenvolvimento de nossos países pelo tipo de política prescrita pelos organismos internacionais e verificou as razões da adesão de parte das esquerdas ao ideário neoliberal.

Agora, o objetivo é de avançar mais, iniciando um debate sobre as alternativas e fazendo uma avaliação do que tem sido feito por alguns governos, denominados pela imprensa internacional como populistas ou neo-populistas. O seminário conta com a presença dos mais eminentes economistas heterodoxos como, por exemplo, Oswaldo Sunkel, Maria da Conceição Tavares e Carlos Lessa; além de alguns jovens pesquisadores de ponta que trabalham na UFRJ, na Cepal (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe) e em universidades da América do Norte.  

Programação:

Dia 12/7

Abertura

14:30 – Alcino Ferreira Camara Neto – Decano do CCJE

15:00 – Debate
Análise e Perspectivas para a América Latina
Há alternativas ao Neoliberalismo?
Osvaldo Sunkel – CINDE – Chile
Carlos Lessa – UFRJ
Mª da Conceição Tavares – UFRJ

19:00 – Lançamento do Livro – “Ideas, Policies and Economic Development in the Américas” – Editado por Esteban Perez e Matias Vernengo

Dia 13/7


9:30
– Reflexões sobre o Governo Lula
Franklin Trein – UFRJ
Luis Fernandes – Presidente da Finep
Luis Martins – UFRJ

14:30
– Estruturalismo e desenvolvimento na América Latina
Carlos Mallorquín  – Universidad Autónoma de Puebla – México
Esteban Pérez CEPAL – Chile
Franklin Serrano – UFRJ
Matías Vernengo – University of Utah – Estados Unidos