Centro de empreendedorismo e inovação no Parque Tecnológico do Rio, na UFRJ

Começam as obras de centro de empreendedorismo e inovação no Parque Tecnológico do Rio, na UFRJ. Serão investidos R$ 20 milhões no empreendimento que vai transformar o Fundão em pólo de tecnologia e negócio.

Veja o vídeo desta matéria

Começam, na próxima semana, as obras do Centro de Inteligência, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (CIEInT), no Parque Tecnológico do Rio, na UFRJ. Serão investidos R$ 20 milhões na construção de dois prédios de Tecnologia da Informação (TI), um Módulo de Prototipagem e um restaurante em área total de 8.730,69 m². Boa parte dos recursos (R$ 13 milhões) é fruto de parceria com a Petrobrás, através do Cenpes. O novo espaço será usado para a instalação de pequenas e médias empresas de TI, energias alternativas e meio ambiente. Todas atuarão em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

O empreendimento permitirá que as Empresas de Novas Bases Tecnológicas (ENBTs) tenham a oportunidade de interagir com laboratórios acadêmicos e centros de pesquisas para o  desenvolvimento no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Em um mesmo espaço no Parque Tecnológico, laboratórios e empresas públicas e privadas poderão, em conjunto, desenvolver produtos, processos e serviços inovadores de alto conteúdo científico, agregando conhecimentos às pesquisas científicas e tecnológicas realizadas na universidade.

O Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico do Rio está localizado numa área de 350 mil m2, dentro da Cidade Universitária na Ilha do Fundão. A Incubadora de Empresas da COPPE e o LabOceano – Laboratório de tecnologia Oceânica – já ocupam o Parque e encontram-se em funcionamento. O Parque Tecnológico está voltado para a instalação de empresas inovadoras com foco nos setores de Energia e Petróleo, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação.