Você é o que você come

"Você é o que você come" foi a discussão da última palestra do ciclo Química e Esporte para poetas, promovido, durante os meses de maio e junho, pela Casa da Ciência da UFRJ, o Instituto de Química (IQ) e a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). Na última terça-feira (26), Josely Koury, professora do Instituto de Nutrição; Alexandre Guedes e Fernando Pompeu, professores do IQ e da EEFD, respectivamente, debateram a melhor alimentação cotidiana e ressaltaram a importância do equilíbrio entre necessidade nutricional e ingestão de alimentos no desempenho esportivo.

Segundo Alexandre Guedes, a alimentação habitual afeta o estado nutricional, a disponibilidade de proteínas em todas as células e tecidos para que esses exerçam suas funções. Tal relação ressalta a importância de se manter um equilíbrio entre a necessidade nutricional e a ingestão de alimentos. “O equilíbrio é importante para que o organismo funcione, mas é fundamental que a ingestão seja um pouco superior, gerando uma reserva para o caso de um dispêndio de energia inesperado”, alertou o professor do IQ. Josely Koury acalmou os gulosos de plantão que se sentem culpados quando escapam da dieta por pouco, “a composição corporal é um reflexo da qualidade e da quantidade de alimentos consumidos, mas não é o bombom que comemos fora da dieta que vai nos engordar”, revelou, reiterando que o que conta nesse caso é a rotina alimentar de cada um.

Fernando Pompeu avaliou o dispêndio de energia diário. Para ele saber contar calorias é uma questão de saúde pública. “O lanche completo em uma rede de fast-food, com direito a refrigerante, batata frita, sanduíche e torta tem a mesma quantidade de calorias de 15 quilos de alface”, comentou, levando o público à surpresa.

Química e esporte para as escolas

O sucesso do Química e esporte para poetas foi comprovado pela lotação máxima do auditório da Casa da Ciência nas oito palestras realizadas. Temas como doping, estresse e atividade física, respiração e alimentação atraíram estudantes de Educação Física, Química, professores e a comunidade em geral. O bom resultado gerou a realização de um ciclo como esse voltado para as escolas de ensinos médio e fundamental.

–  O ciclo foi muito positivo, pois reuni duas unidades distintas da universidade, o IQ e a EEFD, falando sobre o mesmo tema, esporte. No final, todos aprendemos, tanto o público, como os palestrantes -, avaliou Adriana Vicente, coordenadora pedagógica do Centro Cultural da Casa da Ciência.