Categorias
Memória

Casa da Ciência da UFRJ apresenta palestra sobre Hipólito da Costa, primeiro jornalista do Brasil

Nascido no Uruguai, Hipólito da Costa publicou, entre 1808 e 1822, o Correio Braziliense. Teórico e pensador político, Hipólito foi o primeiro jornalista do Brasil e seu jornal teve uma influência decisiva nas idéias e atitudes dos homens que fizeram a Independência do nosso país. Para discutir essas e outras questões, a cientista política Isabel Lustosa fará a palestra Hipólito da Costa e a imprensa que imaginou o Brasil, na Casa da Ciência da UFRJ, no dia 4 de julho, às 18:30. Entrada franca.

Hipólito da Costa foi o primeiro a denunciar os danos que a escravidão causava não só à economia, como também à cultura e à sociedade brasileiras. Através de seu jornal, ele trabalharia para fazer do Brasil sede do reino português e, a partir de 1821, se engajaria na luta pela Independência.

Nessa palestra, saberemos quem foi Hipólito da Costa, aspectos de sua biografia cheia de aventuras, sua viagem aos Estados Unidos (1798/1800), sua passagem pelos cárceres da Inquisição (1802/1805) e os dezoito anos (1805/1823) em que viveu em Londres.

O evento faz parte do ciclo de palestras Ciência às Seis e Meia, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC/RJ, e é dirigido a todos que têm interesse em conhecer as questões e os avanços científicos atuais e aos curiosos sobre o mundo em que vivemos.

Palestra Hipólito da Costa e a imprensa que imaginou o Brasil

Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ
Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo

4 de julho de 2007, às 18:30 – Entrada Franca