Olimpíada Brasileira de Física 2007: inscrições abertas

Os professores das escolas de todo o Brasil que desejam inscrever seus alunos na oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), realizada pela Organização Brasileira de Física (OBF), devem efetuar seu cadastramento até o dia 22 de Julho. Após esse credenciamento, eles podem inscrever um número ilimitado de alunos no evento, que terá início em agosto, quando ocorrem as provas da primeira fase.

A OBF recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seu objetivo é divulgar a ciência e tecnologia pelos jovens estudantes, despertando o interesse pela Física e demais ciências, além de melhorar o ensino e estimular a escolha por carreiras dessas áreas.
A expectativa é que 100 mil alunos participem da OBF neste ano de 2007 – cerca de 35 mil a mais que o ano passado. A explicação para o aumento expressivo no número de escolas e alunos participantes é que aqueles que estiverem cursando o último ano do Ensino Fundamental também podem ser inscritos, junto aos estudantes dos três anos de Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e os alunos devem estar regularmente matriculados nas quatro séries citadas para participar da OBF. Cada escola deve ter pelo menos um professor cadastrado, o que pode ser feito através da página eletrônica www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/ , clicando no link “Inscrição Professor”.

Uma outra opção, para as escolas que não tiverem acesso à internet, é solicitar o formulário de inscrição, em seu Estado, à coordenação da OBF do local ou à Secretaria Geral do evento, cujo e-mail é obfisica@sbfisica.org.br . Para mais informações, o telefone de contato da Secretaria Geral da Olimpíada é (11) 3814-5152.