Engenharia Metalúrgica e de Materiais comemora 40 anos

Começou, no dia 14, o seminário comemorativo dos 40 anos da Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (METALMAT/UFRJ). A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), localizado no bloco G do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade.

A mesa de abertura foi composta pelo professor Ericksson Almendra, diretor da Escola Politécnica (Poli/UFRJ); Walter Suemitsu, decano do CT; Gloria Soares, professora da Engenharia Metalúrgica e de Materiais; Fernando Rochinha, diretor acadêmico da Coppe; e Samuel Fayad, diretor de Produção do Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Os presentes parabenizaram o METALMAT pela trajetória de sucesso e ressaltaram a importância da visão de futuro. Segundo o professor Ericksson, é importante pensar no que está por vir: “uma atividade como esta é uma aposta no futuro. Não estamos apenas comemorando o que fizemos; temos condições de fazer ainda mais e melhor nos próximos 40 anos”, acredita o diretor da Poli.

História

A estrutura acadêmica e administrativa, que originou o METALMAT na UFRJ, foi formada no início de 1967, com a união entre o antigo Departamento de Metalurgia da Escola de Engenharia – hoje denominado Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica (DMM/Poli) – com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe.

Dois anos antes, a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) havia sido fundada pelo professor Alberto Luiz Coimbra, que hoje dá nome à unidade do Centro de Tecnologia. Coimbra foi presença ilustre na abertura do seminário de comemoração pelos 40 anos do PEMM/DMM, recebendo homenagens do palestrante do dia, o professor emérito Walter Mannheimer, do METALMAT.

Em sua exposição, além das lembranças referentes às origens e aos pioneiros da Engenharia Metalúrgica e de Matérias na UFRJ, Mannheimer deu destaque a fatores que considera fundamentais, tais como a cooperação e a visão de futuro.

Para ele, a ação conjunta entre todas as unidades do CT deve ser fortalecida, o que vale também para os demais centros e unidades da Universidade. “O mundo está cada vez mais competitivo, é preciso formar parceiras, reunir forças”, declarou o professor emérito.

Ele informou que os desafios para o futuro representam a necessidade de se formar rapidamente profissionais de Engenharia que tenham qualidade: “está se esboçando no Brasil uma carência aguda de engenheiros”, declarou Mannheimer.

Para superar isso, é preciso dar uma atenção especial não apenas aos engenheiros, “produtos” da Universidade, mas também aos docentes, as “ferramentas” para formar tais profissionais. “Nossa missão é formar engenheiros, mas também é preciso atualizar o corpo docente, pensando ativamente no futuro”, afirmou o professor.

No final da palestra, foi destacado a importância de manter a constante renovação e atualização do parque de equipamentos dos laboratórios, o que contribui para dar continuidade ao desenvolvimento de pesquisas de ponta.

O PEMM/DMM possui 25 laboratórios, dotados de um valor histórico estimado em R$18 milhões. Neste ano de 2007, será inaugurado o Laboratório de Corrosão e Ensaios Não-Destrutivos (LNDC), que terá lugar em um prédio anexo ao Centro de Tecnologia.

Somada às comemorações, há a exposição “Painel PEMM 2007”, no bloco F do CT, que tem por objetivo divulgar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos alunos de Pós-Graduação do PEMM – Coppe/UFRJ. O Painel, que está em sua segunda edição, é uma iniciativa dos alunos junto à coordenação do Programa.