Seminário Franjas do Império

Será promovido nos dias 18 e 19 de junho o Seminário Internacional "Franjas do Império: dinâmicas de expansão e ocupação territorial na região platina, 1668-1808" no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).

Há 100 vagas abertas para inscrição, que custa R$ 10,00 e pode ser feita através dos seguintes e-mails: gersonsalgado@uol.com.br (Gerson Salgado); mbporto@gmail.com (Maria Beatriz Porto); rodrigo_bergamota@ubbi.com.br (Rodrigo Reis); e tiago_pereira_@hotmail.com (Tiago Pereira).

O evento conta com a organização do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS/UFRJ); da Universidade Nova de Lisboa; da Universidade Federal Fluminense; e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Confira a programação:

Dia 18/06 (segunda-feira)

9 h: Abertura – O projeto Franjas do Império
Jessie Jane Vieira de Sousa (UFRJ), Manolo Florentino (UFRJ), Nuno Gonçalo Monteiro (ICS – Universidade de Lisboa), Maria de Fátima Gouvêa (UFF) e João Fragoso (UFRJ)

9:30 h: Fronteiras e soberanias da Estremadura Sul da América lusitana
Helen Osório (UFRGS) – A construção do espaço e fronteiras na Região Platina.
Nuno Monteiro (ICS – Universidade de Lisboa), Pedro Cardim (Universidade Nova de Lisboa) e André da Silva Costa (Universidade Nova de Lisboa) – Diplomacia e conflito de soberanias no Rio da Prata.
Fabrício Prado (Emory University) e Tiago Gil (UFRJ) – A Colónia do Sacramento e a Banda Oriental

15 h: As artes do negócio: comércio e contratos no Atlântico lusitano.
João Fragoso (UFRJ) e Martha Hameister (UFPel) – As redes mercantis e sua relação com a economia imperial portuguesa nos séculos XVII e XVIII.
Leonor Freire Costa (Universidade técnica de Lisboa) e Antônio Carlos Jucá de Sampaio (UFRJ) – As redes transatlânticas e as Praças Comerciais do reino.
Carlos Gabriel Guimarães (UFF) e Fábio Pesavento (UFF)- Contratos e negócios no Atlântico Sul.

17h: coffee-break

Dia 19/06 (terça-feira)

9 h: Centros e periferias: os poderes nas fímbrias do Império.
Maria de Fátima Gouvêa (UFF), Mafalda Soares da Cunha (Universidade de Évora) e André Costa – Organização político-administrativa e militar nas Franjas do Império.
Fábio Khun (UFRS) e Adriano Comissoli (UFRJ) – A caracterização dos oficiais (régios e do poder local).
Rodrigo Ceballos (UFF)  – O Rio da Prata antes de 1668.

14 h: A base de dados "Franjas": questões metodológicas e resultados iniciais.
Martha Hammeister (UFPel), Tiago Gil (UFRJ) e Fabrício Prado (Emory University) – A construção da base de dados: problemas e potencialidades.
Maria Beatriz Bellens Porto (UFRJ) – A uniformização  e a construção dos dados da base.

16 h: coffee-break

18 h: Encerramento
Antônio Carlos Jucá (UFRJ) e Mafalda Soares da Cunha (Universidade de Évora).

O IFCS está localizado no Largo São Francisco de Paula, nº1 – Centro do Rio de Janeiro. Para outras informações: 8706-9492.