O homem é parte essencial das engrenagens que movimentam o sistema produtivo

Estão abertas as inscrições para o workshop “Confiabilidade Humana – A Inserção de Aspectos Sociais em Sistemas Técnicos”, que acontece dia 28 de junho, na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ), com o objetivo de mostrar que o homem é parte essencial das engrenagens que movimentam o sistema produtivo.

O defeito no funcionamento de um motor no centro de produção de uma empresa pode estar relacionado a uma briga que o funcionário responsável tenha tido no dia anterior, em sua casa, por exemplo. Este fato demonstra que a produtividade de uma indústria depende, além do bom funcionamento dos equipamentos, essencialmente das condições em que os trabalhadores se encontram.

Para falar sobre o assunto, o engenheiro químico e psicanalista Salvador Ávila Filho, apresentará uma metodologia – ainda em desenvolvimento – da verificação de falhas humanas no processo de produção que possam vir a afetar o trabalho, assim como falará sobre a possibilidade de se utilizar o diagnóstico proveniente desta análise como instrumento do setor de Recursos Humanos das empresas.

As palestras acontecerão das 9 às 17 horas, na Escola de Química, Prédio do Centro de  Tecnologia, Bloco E Sala 212. Os interessados devem se inscrever pelo site www.eq.ufrj.br/wch. Para outras informações, telefone 2562-7041.