Mestrado em Química Biológica

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO:
QUÍMICA BIOLÓGICA E EDUCAÇÃO, DIFUSÃO E GESTÃO EM BIOCIÊNCIAS

EDITAL SELEÇAO SEGUNDO SEMESTRE DE 2007

O Instituto de Bioquímica Médica, UFRJ, torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção ao seu programa de Pós-graduação em Química Biológica, nível de Mestrado, nas áreas Química Biológica e Educação, Difusão e Gestão em Biociências, para ter inicio no segundo semestre de 2007.

I. Inscrições:

1) Prazo para inscrições: de 04 de junho a 28 de junho de 2007, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Centro de Ciências da Saúde no Instituto de Bioquímica Médica, Bloco D, Subsolo, Sala D-08 no horário de  10:00 às 16:00 hrs.

2) A inscrição é gratuita.

3) Documentos necessários (não serão aceitas inscrições sem qualquer um dos documentos abaixo indicados).

DOCUMENTOS: 2 fotos 3×4; curriculum vitae; memorial descritivo; carta de indicação e avaliação do candidato por parte de orientador credenciado no programa; certificado de conclusão de graduação, ou declaração de que está matriculado no último período do curso ou de colação de grau;  histórico escolar da graduação; xerox de título de eleitor, CPF, identidade, certificado militar ou de dispensa do serviço militar, certidão de nascimento ou casamento.
Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Química Biológica poderão se inscrever por procuração.

OBS: Credenciamento de novos orientadores externos será aceito de acordo com a demanda de novas áreas pelo curso.

II. Processo de Seleção

1)     Análise da documentação.
A documentação dos candidatos será examinada pela Comissão de Pós-Graduação no dia 29 de junho de 2007.  A Comissão de Pós-Graduação poderá nesta data rejeitar a inscrição caso a documentação não esteja completa. Os candidatos serão avisados via e-mail da aceitação da inscrição até o dia 29 de junho de 2007.

2) Descrição do Processo de Seleção.

O processo seletivo será feito em duas etapas:  A primeira será uma prova escrita e a segunda constará de prova oral.

2.1) Da prova escrita. As provas são anônimas. Cada prova será identificada por um número, que se tornará a partir dali o número de identificação do candidato. A prova escrita ocorrerá em 3 (três) dias. Os candidatos receberão um conjunto de 4 (quatro) artigos científicos por dia. Os artigos terão seus "resumos" e "discussão/conclusões" removidos. Dentre estes quatro artigos, cada candidato deverá selecionar 01(um) artigo por dia. Os candidatos terão 4 horas para comentar o artigo.  Serão oferecidos dois artigos da área de Química Biológica e dois artigos da área de Educação, Difusão e Gestão em Biociências.

2.1.1) Na avaliação da prova escrita, a Comissão observará os seguintes critérios:

a)                 Conhecimento teórico e capacidade de análise de resultados cientícos

b)                 Capacidade de contextualização teórica e metodológica

c)                 Capacidade de expressão escrita (incluindo ordenamento lógico dos argumentos, coesão argumentativa, precisão conceitual e clareza)

Esta prova é feita sem auxilio de colaborações externas sob pena do candidato ser desclassificado.

Os fatores a que se refere o item 2.1.1 receberão notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada prova, que serão somadas e divididas por 3 (três) para se obter a nota final.

2.2) Da prova oral.  Os candidatos serão arguidos pela Comissão de Seleção, formada por pelo menos 6 membros  da Comissão de Pós-Graduação do curso. O horário exato e a ordem das arguições serão definidos pela  Comissão de Seleção dependendo do número de candidatos.

2.2.1) Durante as arguições, a comissão considerará os seguintes fatores:

a)     Avaliações contidas na carta de recomendação do orientador e potencial de crescimento do candidato
b)     Capacidade de articulação de idéias

c)      Avaliação da qualidade da trajetória acadêmica individual, em especial as publicações (Artigos e comunicações em congresso)

d)     As perspectivas do candidato sobre o seu próprio desenvolvimento acadêmico

e)     Discussão de outros temas científicos relacionados a bioquímica e/ou educação, gestão e difusão em ciências.

3) Avaliação.

A cada etapa será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10), sendo que a nota mínima final a ser obtida para aprovação é cinco (5). Para fins de classificação e seleção as notas de cada etapa terão o mesmo peso no cálculo da média. Para eventuais desempates, será considerada a nota maior obtida na prova oral.

OBS: A  classificação dos candidatos será válida até a abertura do edital da próxima seleção.

4) Calendário de seleção:

–         Prova escrita: 02 a 04 de julho de 2007 das 09:00 às 13:00 horas.
–         Prova oral: 02 a 05 de julho de 2007 das 14:00 às 18:00
–         Resultado dos aprovados será divulgado até o dia 06 de julho de 2007.

OBS. Os alunos candidatos a Doutorado que não tenham título de Mestre (Doutorado Direto) deverão fazer seleção prévia no MESTRADO.

III. Informações.

Informações relacionadas com a Estrutura Curricular do Curso de Mestrado, Linhas de Pesquisa e Orientadores credenciados poderão ser obtidas diretamente junto à secretaria do curso, no endereço eletrónico: posgrad@bioqmed.ufrj.br

Disposições finais. Cabe a Comissão de Pós-Graduação do programa a deliberação sobre casos não previstos neste edital.

Ao inscrever-se na seleção, o candidato reconhece aceitação das normas estabelecidas neste edital.