Doutorado em Química Biológica

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO:
QUÍMICA BIOLÓGICA E EDUCAÇÃO, DIFUSÃO E GESTÃO EM BIOCIÊNCIAS

EDITAL SELEÇAO SEGUNDO SEMESTRE DE 2007

O Instituto de Bioquímica Médica, UFRJ, torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção ao seu programa de Pós-graduação em Química Biológica, nível de Doutorado, nas áreas Química Biológica e Educação, Difusão e Gestão em Biociências, para ter inicio no segundo semestre de 2007.

I. Inscricões:

1) Prazo para inscrições: 04 de junho de 2007 a 2 de agosto de 2007, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Bioquímica Médica, Bloco D, Subsolo, Sala D-08, no horário de 10:00 às 16:00 horas.

2) A inscrição é gratuita.

3) DOCUMENTOS necessários (não serão aceitas inscrições sem qualquer um dos documentos abaixo indicados):

Duas fotos 3×4, curriculum vitae, memorial descritivo, carta de indicação e avaliação do candidato por parte de orientador credenciado no programa (item extremamente importante), certificado de conclusão de graduação e histórico escolar, histórico escolar de Mestrado, Xerox do titulo de eleitor, CPF, identidade, certificado militar ou de dispensa do serviço militar, certidão de nascimento ou casamento. Para alunos de mestrado: Boneco de Tese com parecer (FORMULÁRIO PARECER BONECO DE TESE) do professor revisor (para os alunos do curso de Química Biológica, o revisor terá de ser o professor já indicado anteriormente pelo(a) orientador(a)). Para Mestres: uma cópia da Tese Definitiva de Mestrado, certificado de conclusão de mestrado e histórico escolar da pós-graduação. Para alunos egressos da graduação: Os alunos candidatos a Doutorado que não tenham título de Mestre ou estejam cursando o Mestrado  (Doutorado Direto) deverão ter sido aprovados na seleção de  MESTRADO vigente.

OBS: Credenciamento de novos orientadores externos será aceito de acordo com a demanda de novas áreas pelo curso.

Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Química Biológica poderão se inscrever por procuração.

II. Processo de Seleção

1)     Análise de documentação:
A documentação dos candidatos será examinada pela Comissão de Pós-Graduação no dia 03 de agosto 2007. A Comissão de Pós-Graduação poderá nesta data rejeitar a inscrição caso a documentação não esteja completa. Os candidatos serão avisados via e-mail da aceitação da Inscrição até o dia 03 de agosto de 2007.

2) Descrição do Processo de Seleção:
O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção, formada por pelo menos 6 membros da Comissão de Pós-Graduação do curso e 6 docentes convidados, e ocorrerá em duas etapas. A primeira consistirá em uma defesa de memorial e a segunda em uma prova oral.

2.1 A defesa de memorial:
O candidato terá 20 minutos para apresentar seu memorial sendo esta apresentação seguida por uma discussão/argüição de mais 10 minutos acerca de do que foi apresentado e de seus planos futuros de pesquisa.

2.1.2  A nota final da Comissão de Seleção no que diz respeito à avaliação da defesa de memorial será a resultante da soma das notas finais atribuídas por todos os examinadores a cada candidato, dividida pelo número de avaliadores.

2.2 A Prova oral:
Os candidatos serão arguidos pela Comissão de Seleção, formada por pelo menos 6 membros  da Comissão de seleção do curso. O horário exato e a ordem das arguições serão definidos pela Comissão de Seleção dependendo do número de candidatos.

2.2.1) Durante as arguições, a comissão considerará os seguintes fatores:

a)     Avaliações contidas na carta de recomendação do orientador e potencial de crescimento do candidato
b)     Capacidade de articulação de idéias

c)      Avaliação da qualidade da trajetória acadêmica individual, em especial as publicações (Artigos e comunicações em congresso)

d)     As perspectivas do candidato sobre o seu próprio desenvolvimento acadêmico

e)     Discussão de outros temas científicos relacionados a bioquímica e/ou educação, gestão e difusão em ciências.

2.2.2  A nota final da Comissão de Seleção no que diz respeito à avaliação da prova oral será a resultante da soma das notas finais atribuídas por todos os examinadores a cada candidato, dividida pelo número de avaliadores.

A ordem da apresentação dos seminários e das argüições será definida pela Comissão de Seleção após terminarem as inscrições.

3) Avaliação.
A cada etapa será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10), sendo que a nota mínima final a ser obtida para aprovação é cinco (5). Para fins de classificação e seleção as notas de cada etapa terão mesmo peso no cálculo da média. Para eventuais desempates será considerada a nota obtida na prova oral.

OBS: A lista dos selecionados será divulgada até o dia 10 de agosto de 2007 e a classificação dos candidatos será válida até a abertura do edital da próxima seleção.

III. Calendário de seleção:

–         Defesa de memorial: 06 a 10 de agosto de 2007.
–         Prova oral: 06 a 10 de agosto de 2007 das 14:00 as 18:00
–         Resultado dos aprovados será divulgado até o dia 10 de agosto de 2007.

IV. Informações adicionais

Informações relacionadas com a Estrutura Curricular do Curso de Doutorado, Linhas de Pesquisa e Orientadores credenciados poderão ser obtidas diretamente junto à secretaria do curso, no endereço eletrônico: posgrad@bioqmed.ufrj.br

Disposições finais:
Cabe a Comissão de Pós-Graduação do programa a deliberação sobre casos não previstos neste edital.

Ao inscrever-se na seleção, o candidato reconhece aceitação das normas estabelecidas neste edital.