Categorias
Memória

Portal de Periódicos da Capes oferece base de dados da área de química

Uma nova base de dados está à disposição dos usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC): a coleção da Royal Society of Chemistry (RSC), sociedade de química da Inglaterra, que reúne 238 mil artigos científicos em 1,4 milhão de páginas. O anúncio foi feito pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, na noite de quinta-feira, 31 de maio, na cerimônia de abertura da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.

Segundo Guimarães, essa era uma antiga reivindicação da sociedade de química, aceita pelo conselho consultivo do portal para ampliar a cobertura da área. “O segmento de química inglês é um dos principais do mundo. Agora, está à disposição de pesquisadores, professores e estudantes de diversas áreas”,
disse.

A RSC oferece 24 revistas científicas com textos completos, quatro publicações com resumos e outras informações sobre as últimas descobertas da área de química. Entre eles estão Analytical Abstracts, Chemical Comunications, Lab on a Chip, Molecular BioSystems e Soft Matter.

Outra importante vantagem é a interdisciplinariedade da base, que abrange as áreas de biologia, física, ciências ambientais, bioquímica e biofísica. Estão disponíveis coleções completas de periódicos a partir de 1876.