“Atividade Física e o ar que Respiramos”

No dia 5 de junho, dentro do ciclo de debates Química e Esporte para Poetas, a Casa da Ciência recebeu os professores Armando Alves de Oliveira, coordenador de Extensão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e Cássia Curan Turci, do Instituto de Química (IQ).

Cássia iniciou sua palestra lembrando que nessa data comemora-se o dia mundial do meio ambiente e ecologia. Daí a importância de uma reflexão acerca dos problemas ambientais do planeta. A professora comentou sobre o desenvolvimento da atmosfera terrestre, sua composição, e também alertou sobre os riscos da radiação ultravioleta para a saúde. “A exposição excessiva aos raios ultravioletas – UVA, UVB e UVC – pode causar grandes malefícios, como queimaduras, câncer e foto- envelhecimento”.

Além disso, Cássia também explicou sobre a poluição do ar e as principais classes de poluentes. Alertou, ainda, para a importância da preocupação com a qualidade do ar em ambientes fechados, como escritórios, fábricas, residências e áreas hospitalares. “A poluição do ar interior pode causar alguns problemas de saúde, como tosse, conjuntivite e garganta seca. Se nos expusermos ao mesmo ambiente por muitos anos, os problemas podem ser ainda mais graves, como câncer e problemas imunológicos. Portanto, quando se fala em poluição do ar, devemos levar em conta sempre dois fatores: ao ar externo e o interno. Isso acontece porque passamos boa parte do nosso tempo em ambientes fechados”, afirma a professora.

O professor Armando Alves iniciou sua fala com uma reflexão sobre a importância do ar, aproximando a atividade física do meio ambiente: “A boa relação do homem com o meio ambiente garante a qualidade de vida”. Além disso, o professor explicou a função da respiração e do processo cardiorrespiratório, e citou algumas possíveis alterações do sistema respiratório, como hiperventilação, dispnéia, segundo fôlego e pontada no flanco. Armando comentou sobre a poluição nas grandes cidades, afirmando que aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas vivem em cidades com baixa qualidade do ar.

O próximo debate do ciclo Química e Esporte para Poetas será dia 12 de junho, às 18h30, com o tema "O mar não está pra peixe – Meio água e esporte". Participam da mesa os professores Delmo Vaitsman, do IQ, e Jaider de Oliveira Freitas, da EEFD. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo.