Poesia, fotografia, grafite e críticas sociais na ECO

No dia 29 de maio, dentro do Seminário "A Constituição do Comum: Cultura e Conflitos no Capitalismo Contemporâneo 2007", a Escola de Comunicação da UFRJ recebeu o grupo de grafite Apocalipse Crew, e três poetas políticos, Michelle Glória, Ricardo Ruiz e Maria Lamanna.

O Apocalipse Crew, formado por quatro integrantes, é um grupo profissional de grafite que existe há 7 anos. Todos são estudantes de design da Faculdade Estácio de Sá. O grupo pintou uma enorme nota de dólar, em uma parede vazia do campus, com o rosto do presidente George Bush ao centro. Segundo Diogo Camillo, mais conhecido como D’Lara, um dos integrantes do grupo, “o ponto alto da interferência estética é a representação da queima da nota, uma crítica ao capitalismo americano. No alto da nota, foram colocadas calhas com estopa molhadas com querosene”. A arte dos meninos ainda pode ser contemplada na parede do campus, em frente à entrada principal da ECO.

Ao mesmo tempo, Michelle Glória, Ricardo Ruiz e Maria Lamanna, nos corredores da escola, interpretavam suas poesias, ladeados pelo trabalho fotográfico de Michelle, sobre os postes humanos. Segundo ela, “a idéia do trabalho surgiu do contra-senso entre as promessas dos políticos e a ganância, a ambição de ganhar as eleições a qualquer custo. Em 2006, proibiram a fixação de propagandas políticas em postes e outdoors, com o objetivo principal de reduzir os custos de campanha e melhorar o aspecto visual das cidades. Quando vi, pela primeira vez, uma mulher segurando uma destas placas de políticos, lembrei logo do jeitinho brasileiro. Era o surgimento dos postes humanos. Depois, quando encontrei uma senhora bastante idosa fazendo este trabalho, minha indignação aumentou mais ainda. Existe uma falácia na democracia: ganha mais quem gasta mais em campanha, sem nenhum tipo de retorno para o povo.” A temática das poesias seguiram esta linha, de crítica ao imperialismo americano, indignação e desigualdade social.

Para o poeta Ricardo Ruiz, “a base da democracia não é a eleição, é a isonomia: direitos iguais para todos, na mídia e no palanque”. Ricardo coordena, desde 2004, o evento República dos Poetas, que acontece no Museu da República. A próxima edição do evento está programada para o dia 15 de junho, cujo mote é “O museu resgata os poetas que Platão expulsou da República”.