Escola de Química inaugura biblioteca

Foi inaugurada, dia 31 de maio, a Biblioteca Paulo Geyer, antiga Biblioteca da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ). O nome é uma homenagem ao homem que contribuiu para implantação, valorização e crescimento da indústria química no Brasil.

Para Roberto Garcia, diretor da União de Indústria Petroquímica S.A. (UNIPAR), “a Escola de Química, que tem contribuído para a formação dos melhores profissionais da Química e da Engenharia Química no Brasil, presta uma homenagem merecida visto que, graças a Paulo Geyer, hoje o país possui padrões de qualidade semelhantes ao que existe de melhor no mundo”.

Mais do que reconhecer a importância do empreendedor para a indústria química brasileira, a nova biblioteca vem contribuir – através de seu ambiente moderno, alegre e convidativo ao estudo – para o combate a um problema recorrente à universidade e à EQ: a evasão dos estudantes. “Tenho certeza de que o novo ambiente vai atrair os alunos e aumentar sua permanência e convívio na Escola”, afirmou Belkis Valdman, vice-decana do Centro de Tecnologia da UFRJ (CT/UFRJ).

A biblioteca reformulada foi inaugurada graças ao apoio das empresas privadas UNIPAR e Petroquímica União S.A., às quais o diretor da EQ, Antonio D’Ávila, agradeceu: “Agradecemos a disposição de revitalizar nossa biblioteca, numa demonstração de sensibilidade e reconhecimento do esforço bem-sucedido da Escola, que forma profissionais altamente qualificados em seus cursos”.

O reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira, também exaltou a atitude das empresas que prestaram apoio, ressaltando que, no Brasil, as parcerias de iniciativas privadas com universidades são raras, o que dificulta a entrada de recursos na Academia voltados para o ensino:

– Quase que a totalidade dos recursos extra-orçamentários se destina exclusivamente à pesquisa (construção de novos laboratórios, aquisição de novos equipamentos); isso garante a qualidade da universidade, mas gera carência em áreas como educação e extensão, indispensáveis para nossa atividade.

Também estiveram presentes na cerimônia, a coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ, Paula Mello; o diretor superintende da Petroquímica União, Rubens Machado; o presidente do Conselho Consultivo da EQ/UFRJ, professor Isaac Plachta; o representante do Diretório Acadêmico da EQ, Fernando Mello Coutinho; o decano do CT/UFRJ, Walter Suemitsu; e os familiares do homenageado.