CAp/UFRJ comemora 59 anos em solenidade no FCC

Na última sexta-feira, 25 de maio, o Colégio de Aplicação da UFRJ comemorou seus 59 anos em uma solenidade no Salão Dourado, do Forum de Ciência Cultura. Participaram do evento professores, funcionários e alunos do CAp, além de ex-diretores de diversas épocas. Compuseram a mesa o Pró-reitor de planejamento e desenvolvimento da UFRJ, Carlos Levi, o decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Marcelo Corrêa e Castro, a diretora do CAp, Celina Costa, a vice-diretora, Miriam Kaiuca, além de funcionários, professores, alunos e representantes da Faculdade de Educação.

Em seu discurso, Celina homenageou e agradeceu antigos diretores do CAp, muitos dos quais presentes na solenidade, destacando suas realizações. Já a professora Rosiléia Teixeira de Almeida, vice-diretora do CAp entre 1986 e 1989, contou um pouco da história da criação do colégio, e destacou o grande desafio que é dirigir uma instituição tão tradicional e complexa. “Mesmo depois de tantos anos de história, o CAp permanece na vanguarda da educação nacional”, afirmou a professora. Além disso, Rosiléia comentou algumas das realizações de seu mandato.

A professora Edilza de Campos Guimarães, que também dirigiu a escola, fez uma brincadeira: “As escolas dos santos sempre foram enaltecidas e muito bem pagas, mas nós é que fazemos o milagre”.

Militza Putziger, diretora entre 2002 e 2005, afirmou que, em sua e em outras gestões, todos fizeram um bom trabalho de equipe, com erros e acertos. “Cada um deu o melhor de si neste colégio. Desejamos ao CAp longa vida e um feliz aniversário”.