Categorias
Memória

UFRJ homenageia República Popular da China

 No dia 24 de maio, a UFRJ e o Consulado Geral da República Popular da China promoveram mais uma edição do Programa Oriente Ocidente, no Forum de Ciência e Cultura. O evento buscou aproximar o público da cultura e tradição chinesas, através da exibição de filmes, fotos, danças e de uma mesa com comidas típicas.

Antes do início das apresentações, os presentes puderam ver a exposição “Harmoniosa China: Aspirações e Sonhos”. Com cerca de 60 imagens, entre elas do Rio Amarelo, do Palácio Imperial, da Grande Muralha e do Kung Fu de Shaolin, buscou-se valorizar as belezas naturais do país, enaltecendo seus hábitos e história.

Na abertura oficial do evento, o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura, Carlos Tannus, afirmou que “conhecer a cultura do outro é importante não para dominá-la, mas para dialogar. Foi com essa idéia que surgiu o Programa Oriente Ocidente, há dois anos”. Em seguida, o cônsul geral da China no Brasil, Yan Xiaomin, fez seu discurso. Segundo ele, “a civilização chinesa tem tido grande importância a todos os seres humanos, valorizando o convívio pacífico, harmonioso e a paz. Brasil e China são parceiros estratégicos importantes, ambos com grandes potencialidades de desenvolvimento. Acredito que o evento de hoje pode nos ajudar a conhecer uma China real e objetiva”.

Após os discursos de abertura, foi a vez da palestra litero-musical do professor Jeovah Câmara, sobre o tema “Da proto-história da China ao mistério da grande Muralha e o gigantesco progresso da República Popular”. O professor contou, em meio a músicas chinesas, um pouco da história do país. Abordou aspectos como língua, cultura, arqueologia e o Homem de Pequim, um homo erectus cujo esqueleto foi encontrado na década de 1920, perto da capital chinesa. “Restos de cinzas permitiram concluir que o Homem de Pequim conhecia o fogo e sabia utilizá-lo; ele também praticava o artesanato”, afirmou o professor durante a apresentação.

Ao final do evento, o Instituto de Cultura Oriental Ma Siu Fuk e a Equipe Lion Team fizeram apresentações de danças tradicionais e kung fu, respectivamente. Em seguida, todos puderam experimentar o tão aguardado coquetel, com pratos típicos chineses.