Cotidianos da publicidade em pauta

Fotos: Agência UFRJ de Notícias

" A Eco é a melhor escola formadora de profissionais
de comunicação do Rio de Janeiro"

Roberto Castilho, publicitário formado pela Escola de Comunicação Social da UFRJ (ECO/UFRJ), com 27 anos de carreira na Rede Globo, veio na última terça-feira, contar sua trajetória e motivar os alunos do curso de comunicação social com a palestra Cotidianos da Publicidade, organizada pela professora Ediana Avelar.

O profissional partilhou sua experiência com os alunos da graduação. Começando como estagiário de publicidade, Castilho conseguiu em cinco anos sua promoção para o setor de atendimento, onde são recebidas as agências interessadas em ter vinhetas e inserts veiculados pela TV Globo. A negociação do formato que será usado nessas propagandas é a mais difícil e chega a levar meses. Com o final desse processo inicia-se outro: a negociação de como vai aparecer esse produto (já vendido), com o setor de jornalismo.

Castilho ainda lembrou que para ter sucesso nessa profissão há três coisas que são primordiais: percepção, ou seja, conhecer seu cliente, saber o que ele quer; criatividade; e saber “se vender” 24 horas por dia. “O publicitário tem que ser bom em tudo, precisa saber se relacionar bem”.

Segundo ele a mídia está prestes a sofrer uma grande mudança com a entrada da

Professora Ediana Avelar feliz com o
 sucesso da palestra

televisão digital no mercado. “Daqui a dois anos o mundo publicitário como o conhecemos hoje já estará morto, será um novo ambiente, com hábitos de consumo diferentes dos atuais” disse ele, que várias vezes durante seu discurso mencionou que a Eco é a melhor escola formadora de profissionais de comunicação do Rio de Janeiro. “O peso do diploma, da tradição conta muito, mas bons relacionamentos ainda são o mais importantes, além de, é claro, muita garra e um pouco de sorte”.

Rodrigo Carraresi, estudante do terceiro período aprovou a palestra. “Gostei muito porque ela trouxe o que acontece no meio profissional. È muito importante conhecer esses aspectos, principalmente para mim, que vou escolher a habilitação de publicidade e propaganda” – disse.