Instituto Coppead representa o continente em jogo de negócios mundial

O Brasil está na elite das escolas de negócios do mundo. O Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a única instituição de pós-graduação das Américas a subir no pódio do E-strat Challenge, jogo de negócios promovido pela francesa L’Oréal. A equipe Estnous, formada por Felipe Palha, Rafael Saavedra e Daniel Wajnberg, mestrandos do Coppead, ficou atrás apenas da campeã IMD, da Suíça, da taiwanesa National Sun Yat-Sen University e da britânica Cranfield University, empatadas em 2º.

Este ano o Coppead também conquistou, pela quinta vez, o primeiro lugar da América Latina no jogo, na categoria Pós-graduação. A equipe do instituto apresentou o melhor Business plan, obtendo a maior nota de toda a competição global. Em 2005, uma equipe do Coppead foi campeã mundial. Já nos anos anteriores, competindo com escolas “top”, como Harvard e Insead, a instituição alcançou o segundo e terceiro lugar mundial.

O E-strat Challenge propõe como desafio gerenciar uma empresa virtual de cosméticos, concorrendo no “mercado” com outras quatro empresas, durante seis semanas (cada uma correspondente a um semestre de atividades). Os jogos contaram com 10 mil equipes inscritas em todo o mundo. Para a segunda etapa passaram 1500 times, para a semifinal foram 300 e, para a final, foram os oito melhores, representando os continentes. As equipes inscritas tomaram mais de 100 decisões estratégicas, envolvendo lançamentos de produtos, posicionamento de marca, investimentos em pesquisa, desenvolvimento etc.