Categorias
Memória

Dia Nacional de Prevenção de Doenças Alérgicas

Sob a coordenação de Elizabeth Blanc, chefe de serviço de Imunologia do Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF), foi reservado no dia 9 de maio, um espaço para a orientação e o esclarecimento de pacientes a respeito de doenças alérgicas. “Estamos na Semana de Prevenção e Combate de Doenças Alérgicas, época em que ocorrem diversas mobilizações pelo Brasil a fim de discutir o assunto. Por isso, hoje, Dia da Asma, organizamos esta palestra.” – explica a médica.

Segundo ela, o objetivo é possibilitar um melhor entendimento sobre alergias, e o foco deste ano foi a asma. Argumenta que “não adianta apenas o médico saber, é preciso conseguir passar as informações importantes para os pacientes, indicar as maneiras de controlar as doenças alérgicas”.

No ambulatório do HUCFF, além da consulta médica, os pacientes contam com uma equipe de enfermeiros, que podem orientar posteriormente a respeito de qualquer dúvida. “Às vezes, a pessoa asmática acaba de conversar com o especialista sem saber exatamente como manusear o dispositivo (a bombinha), pois não compreendeu totalmente as instruções. Essa equipe pode ajudá-los neste sentido, ensinando o uso correto, além de orientar na interpretação dos sintomas, por exemplo” – enfatiza Elizabeth.

Da palestra organizada no HUCFF, participaram Valmara dos Santos Pereira, especialista em fisioterapia respiratória; o doutor Sérgio Dortes, que explicou os procedimentos da prova de função respiratória; e a mestranda Adriane Smith Jorge, para apontar medidas de controle de ambiente – como evitar elementos que causam ou agravam as reações alérgicas, tais como pêlos de animais, ácaros, tabaco e mofo.

Além disso, os pacientes presentes receberam folhetos contendo explicações de fácil entendimento acerca dos modos de utilização dos diferentes dispositivos. Como complemento, os especialistas analisaram as receitas médicas levadas pelos participantes, a fim de auxiliá-los caso a caso, e fizeram demonstrações de uso de cada tipo de inalador.