Passeata pela valorização da enfermagem

Com intuito de defender os direitos do exercício da profissão, enfermeiros, estudantes e professores se reúnem no dia 18 de maio, sexta-feira, em manifestação pública com concentração às 14h na Candelária.

O protesto acontece, dentre outras razões, devido a uma invasão identificada no campo da atuação das profissões de saúde através do projeto de lei do Ato Médico que tramita no Congresso e por conta, também, da liminar aprovada pelo Supremo Tribunal Federal que suspende a regulamentação de 14 profissões da área de saúde.

Está à frente do movimento que objetiva acabar com a idéia de que o profissional de enfermagem exerce uma sub-função, reafirmando a importância de sua atuação no processo de atendimento ao paciente, o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, junto com a Associação Brasileira de Enfermagem, a Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ e a Associação Brasileira de Obstetrícia e Enfermeiras Obstetras.

A manifestação pretende também defender a causa da classe por uma carga horária de 30 horas semanais, do piso salarial e da implementação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários para profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), além de melhorias nas condições de trabalho.