Escola de Química oferece curso de Remediação de solos e águas contaminadas

A industrialização, crescente no Brasil, traz consigo o problema da carga poluidora que ela gera e do local onde a carga será alocada.  Neste sentido, sabe-se que os solos e as águas acabam se tornando vítimas naturais dos processos industriais de produção. A solução para o impasse “expansão industrial versus meio ambiente” deve ser considerada como intrínseca a relação entre questões administrativas e ambientais.

Para que as indústrias possam se adaptar às exigências do meio ambiente sem perder capacidade de produção é importante que se conheça, por exemplo, técnicas de remediação dos solos e das águas contaminadas.

Para isso, a Escola de Química oferece o curso Técnicas de Remediação de Solos e Águas Contaminadas, que tem o intuito de transmitir o conhecimento sobre o desenvolvimento de tecnologias eficientes no tratamento destes meios naturais. Tal tecnologia pode reduzir a necessidade de investimentos iniciais de empresas, assim como seus custos operacionais, além de contribuir para a diminuição do impacto ambiental.

O curso – com duração de 32 horas – é destinado aos profissionais de nível superior interessados ou envolvidos com os aspectos ambientais, que atuam na área de meio ambiente de organizações empresariais, setores públicos e entidades de pesquisa.

Para informações adicionais, entrar em contato com 2562-7041 ou extensao@eq.ufrj.br.