Aberta a temporada de exibição de filmes universitários

Começou hoje, 7 de maio, a décima edição do Vide Vídeo, festival nacional de cinema e vídeo da UFRJ. O evento, que vai até o dia 11 de maio, conta com cerca de 100 filmes produzidos por universitários de todo o país.

A iniciativa desde o primeiro Vide Vídeo foi dos estudantes. Nesse ano, além da equipe responsável pela pré-produção, composta por quatro alunos, o evento ganhou o reforço de mais onze. “Desde o meu primeiro período ajudo. Tenho a oportunidade de lidar com cinema, organização de eventos, correr atrás de patrocínio. São os alunos que tornam isso real”, diz Beatriz Goldenberg, do 3° período da ECO.

Apesar de ser produzido na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Carolina Rigueira, do sexto período de Rádio e TV, afirma que a participação dos estudantes da unidade é pequena. “Recebemos mais inscrições do Nordeste do que da própria ECO”, afirma a organizadora.

Como nos anos anteriores, o festival programou sua Mostra Competitiva. Os filmes, selecionados previamente pela equipe de pré-produção, são assistidos e avaliados pelo júri técnico. Nomes como Sérgio Rezende, Rosai Svartman, Christian Caselli e Felipe Ribeiro (ex-estudante da ECO) formam o grupo julgador da décima edição.

Os interessados em assistir aos filmes têm duas opções de locais de exibição: o auditório da CPM, no campus da Praia vermelha, de 13h às 17h; e a sala de cinema da Casa França Brasil, no Centro da Cidade (ao lado do CCBB), de 16h às 20h.